dc.contributor.author | Silva, Nicole de Castro | |
dc.date.accessioned | 2020-12-03T01:07:16Z | |
dc.date.available | 2020-12-03T01:07:16Z | |
dc.date.issued | 2020-11-03 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Nicole de Castro. Articulações entre ensino e pesquisa em ciências da natureza na formação docente para a prática pedagógica crítica: o olhar dos licenciandos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13511. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13511 | |
dc.description.abstract | Teachers can turn to what they saw in the classroom in planning and running their classes, running the risk of reproducing oppressive practices that do not make it possible to construct knowledge meaningfully. This research seeks to investigate whether the Freirean aspects present in the Biological Sciences Degree course at UFSCar Sorocaba influence the students' practices by exercising the teaching role, in order to promote the criticity and emancipation of the citizen, according to the Freirean assumptions (AMARAL; BERBEL; FREIRE; LIBÂNEO; MARIANI; SAUL E SILVA; VASCONCELOS; ZÓFILI). For this investigation, we used the bibliographical survey, documentary analysis of the pedagogical political project of the Course and the semi-structured interview. Presenting duality between theory and practice and raising new problems in relation to the application of critical theory in uncritical times. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | formação docente | por |
dc.subject | Freire | por |
dc.subject | criticidade | por |
dc.title | Articulações entre ensino e pesquisa em ciências da natureza na formação docente para a prática pedagógica crítica: o olhar dos licenciandos | por |
dc.title.alternative | Articulations between teaching and research in nature sciences in teaching training for critical pedagogical practice: the licensors’ look | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Antonio Fernando Gouvêa da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9621931288117213 | por |
dc.description.resumo | Articulações entre ensino e pesquisa em ciências da natureza na formação docente para a prática pedagógica crítica: o olhar dos licenciandos. 2020. 39 f. Monografia (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, Sorocaba, 2020.
Os professores podem recorrer ao que viram em sala de aula ao planejar e executar suas aulas, correndo o risco de reproduzir práticas opressoras e que não possibilitam a construção do conhecimento de forma significativa. Esta pesquisa busca investigar se as vertentes freireanas presentes no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar Sorocaba influenciam as práticas dos estudantes ao exercerem o papel docente, de forma a promover a criticidade e emancipação do cidadão, de acordo com os pressupostos freireanos (AMARAL; BERBEL; FREIRE; LIBÂNEO; MARIANI; SAUL E SILVA; VASCONCELOS; ZÓFILI). Para essa investigação, recorreu-se ao levantamento bibliográfico, análise documental do Projeto Pedagógico do Curso e a entrevista semi-estruturada. Como síntese do trabado é apresentada a dualidade entre teoria e prática e levantando novas problemáticas em relação a aplicação da teoria crítica em tempos acríticos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8306328859248792 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-So | por |