Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Nicole de Castro
dc.date.accessioned2020-12-03T01:07:16Z
dc.date.available2020-12-03T01:07:16Z
dc.date.issued2020-11-03
dc.identifier.citationSILVA, Nicole de Castro. Articulações entre ensino e pesquisa em ciências da natureza na formação docente para a prática pedagógica crítica: o olhar dos licenciandos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13511.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13511
dc.description.abstractTeachers can turn to what they saw in the classroom in planning and running their classes, running the risk of reproducing oppressive practices that do not make it possible to construct knowledge meaningfully. This research seeks to investigate whether the Freirean aspects present in the Biological Sciences Degree course at UFSCar Sorocaba influence the students' practices by exercising the teaching role, in order to promote the criticity and emancipation of the citizen, according to the Freirean assumptions (AMARAL; BERBEL; FREIRE; LIBÂNEO; MARIANI; SAUL E SILVA; VASCONCELOS; ZÓFILI). For this investigation, we used the bibliographical survey, documentary analysis of the pedagogical political project of the Course and the semi-structured interview. Presenting duality between theory and practice and raising new problems in relation to the application of critical theory in uncritical times.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectformação docentepor
dc.subjectFreirepor
dc.subjectcriticidadepor
dc.titleArticulações entre ensino e pesquisa em ciências da natureza na formação docente para a prática pedagógica crítica: o olhar dos licenciandospor
dc.title.alternativeArticulations between teaching and research in nature sciences in teaching training for critical pedagogical practice: the licensors’ lookpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.description.resumoArticulações entre ensino e pesquisa em ciências da natureza na formação docente para a prática pedagógica crítica: o olhar dos licenciandos. 2020. 39 f. Monografia (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, Sorocaba, 2020. Os professores podem recorrer ao que viram em sala de aula ao planejar e executar suas aulas, correndo o risco de reproduzir práticas opressoras e que não possibilitam a construção do conhecimento de forma significativa. Esta pesquisa busca investigar se as vertentes freireanas presentes no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar Sorocaba influenciam as práticas dos estudantes ao exercerem o papel docente, de forma a promover a criticidade e emancipação do cidadão, de acordo com os pressupostos freireanos (AMARAL; BERBEL; FREIRE; LIBÂNEO; MARIANI; SAUL E SILVA; VASCONCELOS; ZÓFILI). Para essa investigação, recorreu-se ao levantamento bibliográfico, análise documental do Projeto Pedagógico do Curso e a entrevista semi-estruturada. Como síntese do trabado é apresentada a dualidade entre teoria e prática e levantando novas problemáticas em relação a aplicação da teoria crítica em tempos acríticos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8306328859248792por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil