Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Adriano Ribeiro
dc.date.accessioned2021-01-08T19:03:03Z
dc.date.available2021-01-08T19:03:03Z
dc.date.issued2020-12-03
dc.identifier.citationPEREIRA, Adriano Ribeiro. Alfabetização científica e protagonismo: relação entre alunos da educação de jovens e adultos e do técnico em açúcar e álcool por meio da educação não formal. 2020. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13641.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13641
dc.description.abstractFrom Law No. 9394 on, education started to value a more dynamic, multidisciplinary and more applicable teaching in the productive life of the students, so in what determines the Law and looking at the potential of technical course students, the objective of the research was to investigate the scientific literacy (SL) of students of Youth and Adult Education (YAE) through learning situations (LS) designed by students of the Technical Course in Sugar and Alcohol (SAT). Having SASSERON (2008) as a theoretical reference of SL, the students of SAT elaborated six LSs with the purpose of contributing with the SL of chemical and physical transformations together with agroindustrial processes of sugar cane biomass, from a non-formal education. The organization of the six LSs, as well as the SL of SAT students and YAE students were analyzed from the perspective of three axes of literacy, the understanding of scientific terms and concepts, the understanding of the nature of science in investigative, ethical and political facts, and the understanding of the relationship science, technology, society and environment. Besides SL, the research also had the purpose of investigating the "student protagonist" of SAT students. This research had a descriptive character with a qualitative approach to evidence observed through answers to initial and final questionnaires, photos, audio and video recordings and participant observation. The data collection took place at night with 25 students of the 4th module of the SAT course at STS "Bento Carlos Botelho do Amaral" and 17 students of the 3rd grade of YAE High School "Jeremias de Paula Eduardo". The research was divided into stages and modules, the first stage consisted of the modules of motivational mediation, formative and construction/preparation of the LSs and initial data collection with the students of SAT/YAE, while the second stage consisted of the modules of mediation of the SLs of the students of SAT with the students of YAE and final data collection. The results led to evidence that corroborated with the SL of the YAE/SAT students, as well as in the finding of seven student protagonists.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização científicapor
dc.subjectProtagonismopor
dc.subjectEJApor
dc.subjectEnsino não formalpor
dc.subjectTécnico em açúcar e álcoolpor
dc.subjectScientific literacyeng
dc.subjectProtagonismeng
dc.subjectYAEeng
dc.subjectNon-formal educationeng
dc.subjectSugar and alcohol technicianeng
dc.titleAlfabetização científica e protagonismo: relação entre alunos da educação de jovens e adultos e do técnico em açúcar e álcool por meio da educação não formalpor
dc.title.alternativeScientific literacy and protagonism: relationship between students of youth and adult education and the sugar and alcohol technician through non-formal educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lupetti, Karina Omuro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5198051111079064por
dc.description.resumoA partir da Lei Nº 9394 a educação passou a valorizar um ensino mais dinâmico, multidisciplinar e mais aplicável na vida produtiva dos alunos. Assim, no que determina a Lei e com olhar no potencial de alunos de curso técnico, o objetivo da pesquisa foi o de investigar a alfabetização científica (AC) de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio de situações de aprendizagem (SAs) idealizadas por alunos do curso Técnico em Açúcar e Álcool (TAA). Tendo SASSERON (2008) como referencial teórico de AC, os alunos do TAA elaboraram seis SAs com o propósito de contribuir com a AC de transformações químicas e físicas junto a processos agroindustriais da biomassa de cana-de-açúcar, a partir de um ensino não formal. A organização das seis SAs, bem como a AC de alunos do TAA e alunos da EJA foram analisadas na perspectiva de três eixos de alfabetização, a de compreensão de termos e conceitos científicos, a compreensão da natureza das Ciências em fatos investigativos, éticos e políticos, e o entendimento da relação ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Além da AC, a pesquisa também teve o propósito de investigar o “ser protagonista estudantil” dos alunos do TAA. A presente pesquisa teve caráter descritivo com abordagem qualitativa de evidências observadas por meio de respostas de questionários iniciais e finais, fotos, gravações em áudio e vídeos e observação participante. A coleta de dados ocorreu no período noturno junto a 25 alunos do 4º módulo do curso TAA da ETEC “Bento Carlos Botelho do Amaral” e 17 alunos da 3ª série do Ensino Médio EJA da E.E “Jeremias de Paula Eduardo”. A pesquisa foi dividida em etapas e módulos: a primeira etapa consistiu nos módulos de mediação motivacional, formativa e construção/preparação das SAs e coleta de dados iniciais junto aos alunos do TAA/EJA; já a segunda etapa consistiu nos módulos de mediação das SAs dos alunos do TAA com os alunos da EJA e coleta de dados finais. Os resultados levaram a evidências que corroboraram com a AC dos alunos da EJA/TAA, como também na constatação de sete alunos protagonistas estudantis.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química - PPGQpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8573561854679240por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil