dc.contributor.author | Pereira, Adriano Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2021-01-08T19:03:03Z | |
dc.date.available | 2021-01-08T19:03:03Z | |
dc.date.issued | 2020-12-03 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Adriano Ribeiro. Alfabetização científica e protagonismo: relação entre alunos da educação de jovens e adultos e do técnico em açúcar e álcool por meio da educação não formal. 2020. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13641. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13641 | |
dc.description.abstract | From Law No. 9394 on, education started to value a more dynamic, multidisciplinary and more applicable teaching in the productive life of the students, so in what determines the Law and looking at the potential of technical course students, the objective of the research was to investigate the scientific literacy (SL) of students of Youth and Adult Education (YAE) through learning situations (LS) designed by students of the Technical Course in Sugar and Alcohol (SAT). Having SASSERON (2008) as a theoretical reference of SL, the students of SAT elaborated six LSs with the purpose of contributing with the SL of chemical and physical transformations together with agroindustrial processes of sugar cane biomass, from a non-formal education. The organization of the six LSs, as well as the SL of SAT students and YAE students were analyzed from the perspective of three axes of literacy, the understanding of scientific terms and concepts, the understanding of the nature of science in investigative, ethical and political facts, and the understanding of the relationship science, technology, society and environment. Besides SL, the research also had the purpose of investigating the "student protagonist" of SAT students. This research had a descriptive character with a qualitative approach to evidence observed through answers to initial and final questionnaires, photos, audio and video recordings and participant observation. The data collection took place at night with 25 students of the 4th module of the SAT course at STS "Bento Carlos Botelho do Amaral" and 17 students of the 3rd grade of YAE High School "Jeremias de Paula Eduardo". The research was divided into stages and modules, the first stage consisted of the modules of motivational mediation, formative and construction/preparation of the LSs and initial data collection with the students of SAT/YAE, while the second stage consisted of the modules of mediation of the SLs of the students of SAT with the students of YAE and final data collection. The results led to evidence that corroborated with the SL of the YAE/SAT students, as well as in the finding of seven student protagonists. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização científica | por |
dc.subject | Protagonismo | por |
dc.subject | EJA | por |
dc.subject | Ensino não formal | por |
dc.subject | Técnico em açúcar e álcool | por |
dc.subject | Scientific literacy | eng |
dc.subject | Protagonism | eng |
dc.subject | YAE | eng |
dc.subject | Non-formal education | eng |
dc.subject | Sugar and alcohol technician | eng |
dc.title | Alfabetização científica e protagonismo: relação entre alunos da educação de jovens e adultos e do técnico em açúcar e álcool por meio da educação não formal | por |
dc.title.alternative | Scientific literacy and protagonism: relationship between students of youth and adult education and the sugar and alcohol technician through non-formal education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lupetti, Karina Omuro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5198051111079064 | por |
dc.description.resumo | A partir da Lei Nº 9394 a educação
passou a valorizar um ensino mais dinâmico, multidisciplinar e mais aplicável na vida
produtiva dos alunos. Assim, no que determina a Lei e com olhar no potencial de
alunos de curso técnico, o objetivo da pesquisa foi o de investigar a alfabetização
científica (AC) de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio de
situações de aprendizagem (SAs) idealizadas por alunos do curso Técnico em Açúcar
e Álcool (TAA). Tendo SASSERON (2008) como referencial teórico de AC, os alunos
do TAA elaboraram seis SAs com o propósito de contribuir com a AC de
transformações químicas e físicas junto a processos agroindustriais da biomassa de
cana-de-açúcar, a partir de um ensino não formal. A organização das seis SAs, bem
como a AC de alunos do TAA e alunos da EJA foram analisadas na perspectiva de
três eixos de alfabetização, a de compreensão de termos e conceitos científicos, a
compreensão da natureza das Ciências em fatos investigativos, éticos e políticos, e o
entendimento da relação ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Além da AC,
a pesquisa também teve o propósito de investigar o “ser protagonista estudantil” dos
alunos do TAA. A presente pesquisa teve caráter descritivo com abordagem qualitativa
de evidências observadas por meio de respostas de questionários iniciais e finais,
fotos, gravações em áudio e vídeos e observação participante. A coleta de dados
ocorreu no período noturno junto a 25 alunos do 4º módulo do curso TAA da ETEC
“Bento Carlos Botelho do Amaral” e 17 alunos da 3ª série do Ensino Médio EJA da E.E
“Jeremias de Paula Eduardo”. A pesquisa foi dividida em etapas e módulos: a primeira
etapa consistiu nos módulos de mediação motivacional, formativa e
construção/preparação das SAs e coleta de dados iniciais junto aos alunos do
TAA/EJA; já a segunda etapa consistiu nos módulos de mediação das SAs dos alunos
do TAA com os alunos da EJA e coleta de dados finais. Os resultados levaram a
evidências que corroboraram com a AC dos alunos da EJA/TAA, como também na
constatação de sete alunos protagonistas estudantis. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Química - PPGQ | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8573561854679240 | por |