Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAlmagro, Ricardo Campanha
dc.date.accessioned2021-01-20T01:56:21Z
dc.date.available2021-01-20T01:56:21Z
dc.date.issued2020-12-19
dc.identifier.citationALMAGRO, Ricardo Campanha. Um produto educacional para o letramento probabilístico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13724.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13724
dc.description.abstractThe educational product consists of a set of tasks based on the theoretical references of the probabilistic literacy model proposed by Iddo Gal and the records of semiotic representation by Raymond Duval. The aim of the educational product is to be able to guide the teacher's work in the classroom, revealing possibilities for probabilistic literacy to be developed in its various cognitive and disposition elements. For its development, we formulated the following research question: what records of semiotic representation are mobilized and coordinated by high school students involved in probabilistic literacy activities? The creation of this educational product resulted from the analysis of the didactic-pedagogical guidelines contained in the Teacher's Notebook (SÃO PAULO, 2014-2017); support material for the São Paulo State Curriculum (SÃO PAULO, 2012).eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProbabilidade.por
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectSemióticapor
dc.titleUm produto educacional para o letramento probabilísticopor
dc.title.alternativeAn educational product for probabilistic literacypor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paulo César
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7516513469811353por
dc.description.resumoO produto educacional consiste em um conjunto de tarefas pautada nos referenciais teóricos do modelo de letramento probabilístico proposto por Iddo Gal e os registros de representação semiótica de Raymond Duval. O objetivo do produto educacional é poder nortear o trabalho do professor em sala de aula, revelando possibilidades para que o letramento probabilístico seja desenvolvido em seus diversos elementos cognitivos e de disposição. Para seu desenvolvimento formulamos a seguinte questão de investigação: que registros de representação semiótica são mobilizados e coordenados por estudantes da 2ª série do Ensino Médio envolvidos com atividades de letramento probabilístico? A criação desse produto educacional decorreu da análise das orientações didático-pedagógicas contidas no Caderno do professor (SÃO PAULO, 2014-2017); o material de apoio ao Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2012).por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7178054975516775por
dc.publisher.courseMatemática - ML-Sopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil