dc.contributor.author | Silva, Lucas Rafael da | |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T13:22:54Z | |
dc.date.available | 2021-02-25T13:22:54Z | |
dc.date.issued | 2020-12-14 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucas Rafael da. Autoestima e ensino de inglês: uma proposta didática para o contexto público. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13886. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13886 | |
dc.description.abstract | The self-knowledge and self-value are important factors in the development of a healthy identity. That is why the self esteem - seen as a process of building your own image according to the outside world - is an important theme in Brazilian public high school classes. The aim of this research is to make a theorical reflection of an instructional material developed to the self esteem theme in English classes, showing that official documents foresee the development of the affection and the impact of the self esteem in the teaching and learning process of a language. In a bibliographic research, based on the critical linguistic education thoughts, this study ends with some reflections about a instructional material with the self esteem theme, its importance in the teaching process and also about the teacher’s role in a critical teaching. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de inglês | por |
dc.subject | Educação linguística crítica | por |
dc.subject | Autoestima | por |
dc.subject | English language teaching | por |
dc.subject | Critical language education | por |
dc.subject | Self esteem | por |
dc.title | Autoestima e ensino de inglês: uma proposta didática para o contexto público | por |
dc.title.alternative | Self-esteem and English teaching: a pedagogical proposal for the public context | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Gattolin de Paula, Sandra Regina Buttros | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9228036521343293 | por |
dc.description.resumo | O autoconhecimento e a autovalorização são fatores importantes no desenvolvimento de uma identidade saudável. Por isso, a autoestima – vista como um processo de construção da própria imagem em relação ao mundo externo – é um importante tema nas aulas do ensino médio do contexto público brasileiro. O objetivo dessa pesquisa é refletir teoricamente sobre um material desenvolvido para a autoestima nas aulas de língua inglesa, tomando como base orientações presentes em documentos oficiais que indicam o desenvolvimento do campo afetivo e apontando para o impacto da autoestima no processo de ensino e aprendizagem de uma língua. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, tendo por base os pressupostos de uma educação linguística crítica, esse estudo culmina em reflexões sobre um material didático que aborda essa temática, sua importância no ensino e também o papel do professor em um ensino crítico. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2433267465708171 | por |
dc.publisher.course | Letras - Inglês - LLI | por |