Show simple item record

dc.contributor.authorBertoldi, Mariana de Setta
dc.date.accessioned2021-03-05T17:44:07Z
dc.date.available2021-03-05T17:44:07Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.identifier.citationBERTOLDI, Mariana de Setta. Fantasmas no espelho: uma análise da estética gótica no filme Os outros (2001) através do conceito freudiano do infamiliar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13928.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13928
dc.description.abstractThe present work aims to analyze how the movie The Others (2001), by Alejandro Amenábar, integrates and modernizes itself on the Freudian concept of Uncanny in the cinematic tradition of the gothic. The Uncanny is part of a sensitivity core, something that is awakened on the individual something that is awakened in the individual when they are confronted with a situation that diverges from their conscious understanding of the world. Gothic art, by transposing into the environment the psychological and emotional state of the individual, transforms into Uncanny what was once familiar, becoming the genre that best suits the Freudian concept. In addition, the gothic is responsible for the reflection of social trauma, a repressed essence that returns after being left in the shadows.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOs outrospor
dc.subjectAmenábarpor
dc.subjectGóticopor
dc.subjectInfamiliarpor
dc.subjectFreudpor
dc.titleFantasmas no espelho: uma análise da estética gótica no filme Os outros (2001) através do conceito freudiano do infamiliarpor
dc.title.alternativeGhosts in the mirror: an analysis of gothic aesthetics in the movie The Others (2001) through the Freudian concept of the Uncannypor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Míguez, Antón Castro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6829358449068280por
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar de que modo o filme Os Outros (2001), de Alejandro Amenábar, integra-se e atualiza o conceito freudiano do infamiliar na tradição do gótico cinematográfico. O infamiliar é parte de um núcleo sensível, algo que é despertado no indivíduo diante do confronto com uma situação divergente de sua compreensão consciente do mundo. A arte gótica, ao transpor para a ambientação o estado psicológico e emocional do indivíduo, transforma em infamiliar o que antes era familiar, sendo o gênero que melhor adequa o conceito freudiano. Além disso, o gótico é responsável pelo reflexo de traumas sociais, um retorno recalcado daquilo que foi deixado nas sombras.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4648653604960328por
dc.publisher.courseLetras - Inglês - LLIpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil