dc.contributor.author | Gomes, Robert Moura Sena | |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T21:16:16Z | |
dc.date.available | 2021-03-31T21:16:16Z | |
dc.date.issued | 2019-02-28 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Robert Moura Sena. LINGUAGEM E INTERAÇÃO: ARGUMENTAÇÃO E DOMÍNIO SEMÂNTICO DE DETERMINAÇÃO NOS PCNS E NO MATERIAL DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14062. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14062 | |
dc.description.abstract | This work analyzed the Semantic Domain of Argumentation / Argument Determination
in the National Curriculum Parameters (PCNs) and the courseware of the first year of
high school, from the Language and Interaction collection, distributed by the Federal
Government, by the National Textbook Program (PNLD) in 2018, to public schools.
Was analyzed how these objects present the argumentation, in order to see if they
are based on a rhetorical or linguistic point of view. It was also analyzed how these
texts guide students in the study of argumentation. These materials have shown that
even nowadays the rhetorical view of argumentation is present and majoritarian, as a
practice in which a coherent life position is required, retaking the ethos of the one who
argues as a true one, based on coherent points of view. It was shown that an in-depth
study of the argumentation is of great importance, and that it is also important to
propose how to study the argumentation not only from a rhetorical point of view but
also from a linguistic point of view. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Argumentação | por |
dc.subject | Material didático | por |
dc.subject | PCN | por |
dc.subject | Domínio semântico de determinação | por |
dc.title | Linguagem e interação: argumentação e domínio semântico de determinação nos PCNS e no material didático do ensino médio | por |
dc.title.alternative | Language and interaction: argumentation and semantic domain of determination in PCNS and courseware | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, SOELI MARIA SCHREIBER DA | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8794598988783452 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho analisou o Domínio Semântico de Determinação de
argumentação/argumentar nos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs) e no
material didático do primeiro ano do ensino médio, da coleção Linguagem e Interação,
distribuídos pelo Governo Federal, pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
no ano de 2018, às escolhas públicas. Analisou-se como estes objetos constroem o
sentido de argumentação, de modo a perceber se se baseiam em um ponto de vista
retórico ou linguístico, e, também, foi analisado como orientam os alunos no estudo
da argumentação. Estes materiais mostraram que ainda hoje a visão retórica acerca
da argumentação se faz presente e majoritária, como prática em que se exige um
posicionamento de vida coerente, retomando o ethos daquele que argumenta, como
alguém verdadeiro, pautado em pontos de vista coerentes. Mostrou-se de grande
importância um estudo aprofundado sobre a argumentação e, também, importante a
proposição de como se estudar a argumentação não somente do ponto de vista
retórico, mas de se estudar do ponto de vista linguístico. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9254411974668615 | por |
dc.publisher.course | Linguística - Ling | por |