Mostrar el registro sencillo del ítem
Linguagem e interação: argumentação e domínio semântico de determinação nos PCNS e no material didático do ensino médio
dc.contributor.author | Gomes, Robert Moura Sena | |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T21:16:16Z | |
dc.date.available | 2021-03-31T21:16:16Z | |
dc.date.issued | 2019-02-28 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Robert Moura Sena. LINGUAGEM E INTERAÇÃO: ARGUMENTAÇÃO E DOMÍNIO SEMÂNTICO DE DETERMINAÇÃO NOS PCNS E NO MATERIAL DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14062. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14062 | |
dc.description.abstract | This work analyzed the Semantic Domain of Argumentation / Argument Determination in the National Curriculum Parameters (PCNs) and the courseware of the first year of high school, from the Language and Interaction collection, distributed by the Federal Government, by the National Textbook Program (PNLD) in 2018, to public schools. Was analyzed how these objects present the argumentation, in order to see if they are based on a rhetorical or linguistic point of view. It was also analyzed how these texts guide students in the study of argumentation. These materials have shown that even nowadays the rhetorical view of argumentation is present and majoritarian, as a practice in which a coherent life position is required, retaking the ethos of the one who argues as a true one, based on coherent points of view. It was shown that an in-depth study of the argumentation is of great importance, and that it is also important to propose how to study the argumentation not only from a rhetorical point of view but also from a linguistic point of view. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Argumentação | por |
dc.subject | Material didático | por |
dc.subject | PCN | por |
dc.subject | Domínio semântico de determinação | por |
dc.title | Linguagem e interação: argumentação e domínio semântico de determinação nos PCNS e no material didático do ensino médio | por |
dc.title.alternative | Language and interaction: argumentation and semantic domain of determination in PCNS and courseware | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, SOELI MARIA SCHREIBER DA | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8794598988783452 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho analisou o Domínio Semântico de Determinação de argumentação/argumentar nos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs) e no material didático do primeiro ano do ensino médio, da coleção Linguagem e Interação, distribuídos pelo Governo Federal, pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2018, às escolhas públicas. Analisou-se como estes objetos constroem o sentido de argumentação, de modo a perceber se se baseiam em um ponto de vista retórico ou linguístico, e, também, foi analisado como orientam os alunos no estudo da argumentação. Estes materiais mostraram que ainda hoje a visão retórica acerca da argumentação se faz presente e majoritária, como prática em que se exige um posicionamento de vida coerente, retomando o ethos daquele que argumenta, como alguém verdadeiro, pautado em pontos de vista coerentes. Mostrou-se de grande importância um estudo aprofundado sobre a argumentação e, também, importante a proposição de como se estudar a argumentação não somente do ponto de vista retórico, mas de se estudar do ponto de vista linguístico. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9254411974668615 | por |
dc.publisher.course | Linguística - Ling | por |