Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLobo, Lara Bittar
dc.date.accessioned2021-04-12T14:01:08Z
dc.date.available2021-04-12T14:01:08Z
dc.date.issued2021-04-01
dc.identifier.citationLOBO, Lara Bittar. "É estudo do meio, não passeio!": a educação ambiental crítica através do vínculo entre escolas e unidades de conservação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14102.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14102
dc.description.abstractThis paper proposes to discuss the contribution of critical Environmental Education to the perspective of environmental studies carried out in Conservation Units, through the analysis of the Management Plan for the National Forest of Ipanema in concomitance with the laws and educational and environmental guidelines that dialogue about the presence of this educational perspective in formal and non-formal teaching spaces. This discussion took place through the rescue of the man-nature relationship through the concepts “nature”, “ecology” and “environment”, which enable the construction of critical Brazilian environmental thinking, together with the concept of “interdisciplinarity” and “study of the environment”, dialoguing with the dialectical approach to properly consider the histories of human intervention in the environment, where critical AE will converge directly on this dynamic. The discussion ends with the report of the experience of a public school teacher who, by exposing his whole process of articulation between the school and the conservation unit in question, demonstrates that his practice converges directly with the elements brought along job.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambiental críticapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEstudo do meiopor
dc.subjectUnidades de Conservaçãopor
dc.title"É estudo do meio, não passeio!": a educação ambiental crítica através do vínculo entre escolas e unidades de conservaçãopor
dc.title.alternative“It is a study of the environment, not a walk!”: Critical Environmental Education through the link between schools and conservation unitspor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Mariano, Neusa de Fátima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5003743301847104por
dc.description.resumoEste trabalho propõe discutir a contribuição da Educação Ambiental crítica à perspectiva dos estudos do meio realizados em Unidades de Conservação, através da análise do Plano de Manejo da Floresta Nacional de Ipanema em concomitância com as leis e diretrizes educacionais e ambientais que dialogam sobre a presença dessa perspectiva educacional nos espaços formais e não-formais de ensino. Essa discussão se deu através do resgate da relação homem-natureza por meio dos conceitos “natureza”, “ecologia” e “meio ambiente”, que viabilizam a construção acerca do pensamento ambiental crítico brasileiro, em conjunto da conceituação de “interdisciplinaridade” e “estudo do meio”, dialogando com a abordagem dialética para considerar adequadamente os históricos de intervenção humana no ambiente, onde a EA crítica vai convergir diretamente sobre essa dinâmica. A discussão se finaliza com o relato de experiência de um professor da rede pública de ensino que, ao expor todo seu processo de articulação entre a escola e a unidade de conservação em questão, demonstra que sua prática converge diretamente com os elementos trazidos ao longo do trabalho.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1233497225721187por
dc.publisher.courseGeografia - GeoL-Sopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil