dc.contributor.author | Macedo, Jéssica Carolina Paschoal | |
dc.date.accessioned | 2021-04-20T02:20:50Z | eng |
dc.date.available | 2021-04-20T02:20:50Z | eng |
dc.date.issued | 2020-12-22 | eng |
dc.identifier.citation | MACEDO, Jéssica Carolina Paschoal. As discussões de gênero na formação de docentes de ciências da natureza. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14148. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14148 | por |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the formative potential of the Curricular Activity of Integration
Teaching, Research and Extension (ACIEPE) proposed, aiming to identify the implications
arising from the insertion of gender issues as a socio-scientific issue in the training of future /
science teachers. In this way, the present work was developed with students of the courses of
Degree in Chemistry, Physics and Biological Sciences, Bachelor in Biotechnology and Master
in Education for Science, from UFSCar - Center for Agricultural Sciences. It is a participatory
research, since the interaction based on the strengthening of communicative and horizontal
relations between the researchers and the participants occurred during all stages of the research,
highlighting the moments of theoretical discussion and action proposals oriented to social
transformation. In this sense, the inferences pointed out result from the data categorization
process, based on the content analysis methodology proposed by Bardin, the categories being
discussed, the time available for the activities proposed at ACIEPE, the absence of the
participation of the external community, recognition of gender theories such as scientific
knowledge, consolidation of communicative spaces for training and transformation through
research. That said, through the delimited categories we conclude that, based on reasoned
discussions about the potentialities, limitations and intentionalities of scientific and
technological studies as a mechanism to face social inequalities, the critical, engaged and active
formation in the search for social justice occurred. Thus, we hope with this work to add new
knowledge to gender discussions in the formation of future science teachers. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Questões sociocientíficas | por |
dc.subject | Discussões de gênero | por |
dc.subject | Formação docente para justiça social | por |
dc.title | As discussões de gênero na formação de docentes de ciências da natureza | por |
dc.title.alternative | Gender discussions in the training of nature science teachers | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Nataly Carvalho | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0285391776145231 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo analisar o potencial formativo da Atividade Curricular de
Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) que visou identificar as implicações
decorrentes da inserção das questões de gênero como uma questão sociocientífica na formação
de futuras/os docentes de ciências. Desse modo, o presente trabalho foi desenvolvido com
estudantes dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas, Bacharelado
em Biotecnologia e Mestrado em Educação para Ciência, da UFSCar – Centro de Ciências
Agrárias. Trata-se de uma pesquisa participante, uma vez que a interação fundamentada no
fortalecimento de relações comunicativas e horizontais entre as pesquisadoras e as/os
participantes ocorreu durante todas as etapas da pesquisa, se destacando os momentos de
discussão teórica e propostas de ação orientadas para a transformação social. Nesse sentido, as
inferências apontadas decorrem do processo de categorização dos dados, a partir da
metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin, sendo discutidas em nossas análises
as categorias o tempo disponibilizado para as atividades propostas na ACIEPE, a participação
da comunidade externa, reconhecimento das temáticas de gênero como conhecimento
científico, consolidação de espaços comunicativos para a formação e a transformação por
meio da pesquisa. Dito isso, através das categorias delimitadas concluímos que a partir de
discussões fundamentadas a respeito das potencialidades, limitações e intencionalidades dos
estudos científicos e tecnológicos como mecanismo para enfrentamento das desigualdades
sociais a formação crítica, engajada e atuante na busca por justiça social ocorreu. Assim,
esperamos com este trabalho agregar novos conhecimentos às discussões de gênero na
formação de futuras/os docentes de ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3623490588481296 | por |
dc.publisher.course | Química - QL-Ar | por |