Show simple item record

dc.contributor.authorMacedo, Jéssica Carolina Paschoal
dc.date.accessioned2021-04-20T02:20:50Zeng
dc.date.available2021-04-20T02:20:50Zeng
dc.date.issued2020-12-22eng
dc.identifier.citationMACEDO, Jéssica Carolina Paschoal. As discussões de gênero na formação de docentes de ciências da natureza. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14148.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14148por
dc.description.abstractThis research aims to analyze the formative potential of the Curricular Activity of Integration Teaching, Research and Extension (ACIEPE) proposed, aiming to identify the implications arising from the insertion of gender issues as a socio-scientific issue in the training of future / science teachers. In this way, the present work was developed with students of the courses of Degree in Chemistry, Physics and Biological Sciences, Bachelor in Biotechnology and Master in Education for Science, from UFSCar - Center for Agricultural Sciences. It is a participatory research, since the interaction based on the strengthening of communicative and horizontal relations between the researchers and the participants occurred during all stages of the research, highlighting the moments of theoretical discussion and action proposals oriented to social transformation. In this sense, the inferences pointed out result from the data categorization process, based on the content analysis methodology proposed by Bardin, the categories being discussed, the time available for the activities proposed at ACIEPE, the absence of the participation of the external community, recognition of gender theories such as scientific knowledge, consolidation of communicative spaces for training and transformation through research. That said, through the delimited categories we conclude that, based on reasoned discussions about the potentialities, limitations and intentionalities of scientific and technological studies as a mechanism to face social inequalities, the critical, engaged and active formation in the search for social justice occurred. Thus, we hope with this work to add new knowledge to gender discussions in the formation of future science teachers.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectQuestões sociocientíficaspor
dc.subjectDiscussões de gêneropor
dc.subjectFormação docente para justiça socialpor
dc.titleAs discussões de gênero na formação de docentes de ciências da naturezapor
dc.title.alternativeGender discussions in the training of nature science teacherseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lopes, Nataly Carvalho
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0285391776145231por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar o potencial formativo da Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) que visou identificar as implicações decorrentes da inserção das questões de gênero como uma questão sociocientífica na formação de futuras/os docentes de ciências. Desse modo, o presente trabalho foi desenvolvido com estudantes dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas, Bacharelado em Biotecnologia e Mestrado em Educação para Ciência, da UFSCar – Centro de Ciências Agrárias. Trata-se de uma pesquisa participante, uma vez que a interação fundamentada no fortalecimento de relações comunicativas e horizontais entre as pesquisadoras e as/os participantes ocorreu durante todas as etapas da pesquisa, se destacando os momentos de discussão teórica e propostas de ação orientadas para a transformação social. Nesse sentido, as inferências apontadas decorrem do processo de categorização dos dados, a partir da metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin, sendo discutidas em nossas análises as categorias o tempo disponibilizado para as atividades propostas na ACIEPE, a participação da comunidade externa, reconhecimento das temáticas de gênero como conhecimento científico, consolidação de espaços comunicativos para a formação e a transformação por meio da pesquisa. Dito isso, através das categorias delimitadas concluímos que a partir de discussões fundamentadas a respeito das potencialidades, limitações e intencionalidades dos estudos científicos e tecnológicos como mecanismo para enfrentamento das desigualdades sociais a formação crítica, engajada e atuante na busca por justiça social ocorreu. Assim, esperamos com este trabalho agregar novos conhecimentos às discussões de gênero na formação de futuras/os docentes de ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3623490588481296por
dc.publisher.courseQuímica - QL-Arpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil