dc.contributor.author | Baima, Jéssica de Godoi | |
dc.date.accessioned | 2021-04-20T20:26:01Z | |
dc.date.available | 2021-04-20T20:26:01Z | |
dc.date.issued | 2021-04-16 | |
dc.identifier.citation | BAIMA, Jéssica de Godoi. O estágio como possibilidade de pesquisa na licenciatura em Pedagogia e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14156. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14156 | |
dc.description.abstract | We seek to analyze the internship as a research possibility based on the experience of the first author in her degree in Pedagogy. The production of the data in question had, as its motto, reflections arising from an intervention, under the qualitative approach in education, in the 3rd year in which the Theory of Conceptual Fields by Gérard Vergnaud was the theoretical-methodological reference for the work with problem solving. Given the reality experienced, we conclude that this plays a fundamental role in the training of teachers, since it provided, in the case researched, processes of resignification of knowledge "of" and "about" Mathematical Education, as well as to know the reality of work in school and for paths of professional identity. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estágio | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Teoria dos campos conceituais | por |
dc.title | O estágio como possibilidade de pesquisa na licenciatura em Pedagogia e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud | por |
dc.title.alternative | The internship as a research possibility in the Pedagogy degree and the theory of conceptual fields by Gérard Vergnaud | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Ciríaco, Klinger Teodoro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2947929641568853 | por |
dc.description.resumo | Buscamos analisar o estágio como possibilidade de pesquisa a partir da experiência da primeira autora na licenciatura em Pedagogia. A produção dos dados em questão teve como mote reflexões decorrentes de uma intervenção, sob a abordagem qualitativa em educação, no 3º ano em que a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud foi o referencial teórico-metodológico para o trabalho com a resolução de problemas. Dada a realidade vivenciada, concluímos que este desempenha papel fundamental à formação de professores, uma vez que oportunizou, no caso pesquisado, processos de ressignificação do conhecimento "de" e "sobre" a Educação Matemática, bem como para conhecer a realidade do trabalho na escola e para percursos de identidade profissional. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9039695661507637 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedLN | por |