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Formação de professores para prevenção do abuso sexual infantil
dc.contributor.author | Ferreira, Michelle Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2021-04-30T12:14:18Z | |
dc.date.available | 2021-04-30T12:14:18Z | |
dc.date.issued | 2019-12-15 | |
dc.identifier.citation | Ferreira, Michelle Fernanda. Formação de professores para prevenção do abuso sexual infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14205. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14205 | |
dc.description.abstract | Child sexual abuse is characterized as one of the most cruel forms of child abuse, since the victim's practice carries with it profound marks that directly affect child development. Thinking about this complexity, it became necessary to reflect on how teachers in Brazil have been trained to deal with sexual abuse and contribute to its prevention. The objective of this research was to analyze and understand what were the tools/skills and resources used by them in the prevention of child sexual abuse. As a result, the study points out that there were several tools avaiable that contributed to coping with sexual violence, such as psychoeducation, modeling techniques, social skills training, sexuality education, as well as storytelling. With regard to teacher training, the results showed that the theme was present in continuing teacher training, however, there is a lack of discussions in initial training. Studies carried out by Garbin et al. (2010) and Martelli (2013), showed an absence of discussions within the University, since there are no disciplines in the curricula of undergraduate courses that specifically deal with sexual violence, this explains the lack of academic work in the educational field and consequently the professionals' unpreparedness in dealing with abuse cases. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Violência intrafamiliar | por |
dc.subject | Intrafamilial violence | eng |
dc.subject | Abuso sexual infantil | por |
dc.subject | Child sexual abuse | eng |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Teachers training | eng |
dc.subject | Contação de histórias | por |
dc.subject | Storytelling | eng |
dc.title | Formação de professores para prevenção do abuso sexual infantil | por |
dc.title.alternative | Teacher training to prevent child sexual abuse | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | D'Affonseca, Sabrina Mazo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0381029115416584 | por |
dc.description.resumo | O abuso sexual contra crianças se caracteriza como uma das formas mais cruéis de maus tratos infantis, uma vez que praticado a vitima carrega consigo marcas profundas que afetam diretamente o seu desenvolvimento. Pensando nessa complexidade, tornou-se necessário refletir de que forma os professores no Brasil vem sendo formados para lidar com o abuso sexual e contribuir para sua prevenção. Objetivou-se por meio dessa pesquisa, analisar e compreender quais são as ferramentas/habilidades e os recursos utilizados por eles na prevenção do abuso sexual. Como resultado, o estudo aponta que há diversas ferramentas que contribuem para o enfrentamento da violência sexual, como a psicoeducação, técnicas de modelação, treinamentos de habilidades sociais, educação para a sexualidade, assim como a contação de história. No que se refere à formação de professores, os resultados apontam que o tema está presente na formação continuada de professores, no entanto, há uma carência de discussões na formação inicial. Estudos realizados por Garbin e colaboradores (2010) e Martelli (2013), comprovam uma ausência de discussões dentro da Universidade, uma vez que não há nos currículos dos cursos de licenciatura disciplinas que tratem especificamente da violência sexual, isso explica a escassez de trabalhos acadêmicos no âmbito educacional e consequentemente o despreparo dos profissionais em lidar com casos de abuso. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3503565624585003 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL | por |