dc.contributor.author | Castro, Rafael Borba de | |
dc.date.accessioned | 2021-07-05T22:22:45Z | |
dc.date.available | 2021-07-05T22:22:45Z | |
dc.date.issued | 2021-06-25 | |
dc.identifier.citation | Castro, Rafael Borba de. Educação sexual emancipatória: análise crítica da Base Nacional Comum Curricular e possíveis alternativas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14520. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14520 | |
dc.description.abstract | In view of the advance of neoliberalist policies resumed after the intensification caused by the political-media coup, Brazilian education is under attack by numerous attempts at precariousness and control by the capitalist market, so, this work will discuss the document that most represents the scenario currently, the National Curriculum Common Core, which is imposed by the government as a democratic curriculum, which will reduce inequalities in basic education levels. Then, this work is concerned with analyzing how traditional and technical teaching, present in the document, shows itself in the teaching of Science and Biology, and also, in denouncing the absence, delete and concealment of themes related to gender and sexuality in school content, which the BNCC aims to prescribe. Therefore, in addition to qualitative document analysis, an essential part of this work is summarized in proposing a project of lesson plans on Emancipatory Sexual Education, which differs from the traditional method of talking about the theme of sexuality, since it covers it from perspectives of humanization of the subjects involved in educational practices, not forgetting the fact that this dimension is historically constructed. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Sexual Emancipatória | por |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | por |
dc.subject | Temática | por |
dc.subject | Emancipatory Sex Education | por |
dc.subject | National Curriculum Common Base Core | por |
dc.subject | Thematic Research | por |
dc.subject | Paulo Freire | por |
dc.title | Educação sexual emancipatória: análise crítica da Base Nacional Comum Curricular e possíveis alternativas. | por |
dc.title.alternative | Emancipatory sex education: critical analysis of the Common Base Core and possible alternatives | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Antonio Fernando Gouvêa da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9621931288117213 | por |
dc.description.resumo | Em face do avanço de políticas neoliberalistas retomadas após acirramento ocasionado pelo Golpe político-midiático, a educação brasileira vê-se atacada por inúmeras tentativas de precarização e de controle pelo mercado capitalista, assim, esse trabalho irá discutir o documento que mais representa o cenário na atualidade, a Base Nacional Comum Curricular, a qual é imposta pelo governo como um currículo democrático, que irá diminuir as desigualdades nos níveis de ensino básico. Dessa forma, esse trabalho preocupa-se em analisar como o ensino tradicional e tecnicista, presente no documento, se mostra perante o ensino de Ciências e Biologia, e, em denunciar a ausência, apagamento e ocultação das temáticas relacionadas a gênero e sexualidade dos conteúdos escolares, os quais a BNCC visa prescrever. Para tanto, além da análise documental qualitativa, parte essencial desse trabalho se resume em propor um projeto de planos de aula sobre Educação Sexual Emancipatória, a qual se diferencia do método tradicional de se falar sobre a temática de sexualidade, pois a abrange a partir de perspectivas de humanização dos sujeitos envolvidos nas práticas educativas, não deixando de lado o fato dessa dimensão ser construída historicamente. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2005109500506193 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-So | por |