dc.contributor.author | Pelentir, Gabriel Felder | |
dc.date.accessioned | 2021-07-06T01:38:53Z | |
dc.date.available | 2021-07-06T01:38:53Z | |
dc.date.issued | 2021-06-28 | |
dc.identifier.citation | Pelentir, Gabriel Felder. Limites do modelo de ligação enzima-substrato “chave-fechadura” para o ensino de Ciências. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14522. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14522 | |
dc.description.abstract | A very common problem in contemporary society and evidenced by the current global health crisis, the growth of scientific illiteracy and the social and political problems arising from it .It shows nothing more than the failure of teaching, in general, to provide critical scientific education. In this work, it was assumed that teaching with a historical approach can be a viable solution to this problem. Therefore, the historical construction of enzyme-substrate binding models was analyzed in the Ludwik Fleck's epistemology perspective, also the way this subject is treated in two textbooks present in the PNLD. The method of collection and analysis used in this work was qualitative research through document analysis. It was concluded that textbooks, in addition to treating the subject in a completely ahistorical and fragmented way, fail to address concepts that are essential for a consistent understanding of enzyme-substrate binding models and enzymes in general. In this regard, a historical approach in the light of Ludwik Fleck can solve the problems related to content and contribute to the formation of more scientifically more critical citizens. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História e filosofia da ciência | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Ludwik Fleck | por |
dc.subject | Science history and philosophy | por |
dc.subject | Science teaching | por |
dc.subject | Ludwik Fleck | por |
dc.title | Limites do modelo de ligação enzima-substrato “chave-fechadura” para o ensino de Ciências | por |
dc.title.alternative | Limits of the “key-lock” enzyme-substrate connection model for science teaching | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Antonio Fernando Gouvêa da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9621931288117213 | por |
dc.description.resumo | Um problema na sociedade contemporânea e evidenciada pela atual crise sanitária mundial, o crescimento do analfabetismo científico, e os problemas sociais e políticos dele decorrentes, mostram nada mais do que a falha do ensino, de modo geral, em prover uma educação científica crítica. Neste trabalho, assumiu-se a premissa de que o ensino com uma abordagem histórica pode ser uma solução viável para este problema. Para isso, analisou-se a construção histórica dos modelos de ligação enzima-substrato à luz da epistemologia de Ludwik Fleck, bem como a forma que este assunto é tratado em dois livros didáticos presentes na PNLD. O método de coleta e análise. Concluiu-se que os livros didáticos, além de tratar o assunto de modo integralmente ahistórico e fragmentado, falha ao não abordar conceitos indispensáveis para a compreensão consistente dos modelos de ligação enzima-substrato, bem como das enzimas de modo geral. Neste quesito, uma abordagem histórica sob a luz de Ludwik Fleck pode sanar os problemas referentes aos conteúdos e contribuir com a formação de cidadão mais cientificamente mais críticos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0081291957122371 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-So | por |