dc.contributor.author | Evangelista, Aline Susan | |
dc.date.accessioned | 2021-07-06T02:47:16Z | |
dc.date.available | 2021-07-06T02:47:16Z | |
dc.date.issued | 2021-06-29 | |
dc.identifier.citation | EVANGELISTA, Aline Susan. O estado da arte de pesquisas acadêmicas sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14523. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14523 | |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the teaching-learning process of school contents in
research on the Brazilian Public Schools Mathematics Olympiad (OBMEP). For the
methodological path we use the State of Art as a modality of a qualitative research.
From the thesis database of the Coordination for the Improvement of Higher
Education Personnel - CAPES and the Digital Library of Theses and Dissertations -
BDTD, 25 Master's dissertations involving the research object were catalogued,
defended in the period from 2009 to 2020. We adopted as an analysis criterion for
these academic productions the thematic unit in question: 1 work in Algebra, 1 in
Function, 1 with Numerical Sequences, 1 involving Statistics, 5 discussing Problem
Solving and 16 papers with Geometry. As results of our research we highlight that
dissertations bring different teaching proposals using OBMEP questions. Each one of
the dissertations had a different approach since, on the one hand, there were
dissertations that addressed in detail what would be worked and brought a broad
theoretical contribution and, on the other hand, there were also works that did not
present their objectives, the methodology used or the theoretical foundation. In
addition, it was possible, throughout the research, to verify that many authors chose
to use GeoGebra software as an auxiliary tool in teaching. Some of the papers
focused on the resolution of OBMEP questions in an algebraic way and there were
dissertations in which the authors chose to analyze the students' errors. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Mapeamento de pesquisas | por |
dc.title | O estado da arte de pesquisas acadêmicas sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas | por |
dc.title.alternative | The state of the art of academic research on the Brazilian Public Schools' Mathematics Olympiad | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Paulo César | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7516513469811353 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem de
conteúdos escolares nas pesquisas a respeito da Olimpíada Brasileira de
Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para o percurso metodológico
recorremos ao Estado da Arte como modalidade de uma pesquisa qualitativa. A
partir do banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior - CAPES e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD,
foram catalogadas 25 dissertações de Mestrado que envolvem o objeto de
pesquisa, defendidas no período de 2009 a 2020. Adotamos como critério de
análise para essas produções acadêmicas a unidade temática em questão: 1
trabalho em Álgebra, 1 em Função, 1 com Sequências Numéricas, 1 envolvendo
Estatística, 5 discutindo Resolução de Problemas e 16 trabalhos com Geometria.
Como resultados da nossa pesquisa destacamos que as dissertações trazem
diferentes propostas de ensino utilizando questões da OBMEP. Cada um dos
trabalhos teve uma abordagem diferente já que, por um lado, houve dissertações
que abordaram detalhadamente o que seria trabalhado e trouxeram um amplo
aporte teórico e, por outro lado, houve também trabalhos que não apresentaram
seus objetivos, a metodologia utilizada nem a fundamentação teórica. Além disso,
foi possível, ao longo da pesquisa, verificar que muitos autores escolheram utilizar
o software GeoGebra como ferramenta auxiliar no ensino. Alguns dos trabalhos
tiveram como foco a resolução de questões da OBMEP de forma algébrica e
houve dissertações em que os autores escolheram analisar os erros dos
estudantes. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0296989601775317 | por |
dc.publisher.course | Matemática - ML-So | por |