Show simple item record

dc.contributor.authorEvangelista, Aline Susan
dc.date.accessioned2021-07-06T02:47:16Z
dc.date.available2021-07-06T02:47:16Z
dc.date.issued2021-06-29
dc.identifier.citationEVANGELISTA, Aline Susan. O estado da arte de pesquisas acadêmicas sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14523.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14523
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the teaching-learning process of school contents in research on the Brazilian Public Schools Mathematics Olympiad (OBMEP). For the methodological path we use the State of Art as a modality of a qualitative research. From the thesis database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES and the Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD, 25 Master's dissertations involving the research object were catalogued, defended in the period from 2009 to 2020. We adopted as an analysis criterion for these academic productions the thematic unit in question: 1 work in Algebra, 1 in Function, 1 with Numerical Sequences, 1 involving Statistics, 5 discussing Problem Solving and 16 papers with Geometry. As results of our research we highlight that dissertations bring different teaching proposals using OBMEP questions. Each one of the dissertations had a different approach since, on the one hand, there were dissertations that addressed in detail what would be worked and brought a broad theoretical contribution and, on the other hand, there were also works that did not present their objectives, the methodology used or the theoretical foundation. In addition, it was possible, throughout the research, to verify that many authors chose to use GeoGebra software as an auxiliary tool in teaching. Some of the papers focused on the resolution of OBMEP questions in an algebraic way and there were dissertations in which the authors chose to analyze the students' errors.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectMapeamento de pesquisaspor
dc.titleO estado da arte de pesquisas acadêmicas sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicaspor
dc.title.alternativeThe state of the art of academic research on the Brazilian Public Schools' Mathematics Olympiadpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paulo César
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7516513469811353por
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos escolares nas pesquisas a respeito da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para o percurso metodológico recorremos ao Estado da Arte como modalidade de uma pesquisa qualitativa. A partir do banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, foram catalogadas 25 dissertações de Mestrado que envolvem o objeto de pesquisa, defendidas no período de 2009 a 2020. Adotamos como critério de análise para essas produções acadêmicas a unidade temática em questão: 1 trabalho em Álgebra, 1 em Função, 1 com Sequências Numéricas, 1 envolvendo Estatística, 5 discutindo Resolução de Problemas e 16 trabalhos com Geometria. Como resultados da nossa pesquisa destacamos que as dissertações trazem diferentes propostas de ensino utilizando questões da OBMEP. Cada um dos trabalhos teve uma abordagem diferente já que, por um lado, houve dissertações que abordaram detalhadamente o que seria trabalhado e trouxeram um amplo aporte teórico e, por outro lado, houve também trabalhos que não apresentaram seus objetivos, a metodologia utilizada nem a fundamentação teórica. Além disso, foi possível, ao longo da pesquisa, verificar que muitos autores escolheram utilizar o software GeoGebra como ferramenta auxiliar no ensino. Alguns dos trabalhos tiveram como foco a resolução de questões da OBMEP de forma algébrica e houve dissertações em que os autores escolheram analisar os erros dos estudantes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0296989601775317por
dc.publisher.courseMatemática - ML-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil