Show simple item record

dc.contributor.authorLima, Juliana de Souza
dc.date.accessioned2021-07-06T12:56:52Zeng
dc.date.available2021-07-06T12:56:52Zeng
dc.date.issued2021-06-01eng
dc.identifier.citationLIMA, Juliana de Souza. A música no ensino de química: uma análise de periódicos da área. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14527.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14527por
dc.description.abstractThe aim of this paper is to present a literature review with a qualitative focus on music and chemistry teaching, published in the journals: Química Nova na Escola (QNEsc), REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química and Educación Química en Punto de Vista. Although the few publications related to the subject, works with a theoretical approach were found, works with the first years of basic education, high school and undergraduate students. It was possible to analyze the importance that music has in the formation of children and adolescents as critical citizens and observers. We could observe that lecture classes are not the only possible means of learning. The work allows us to perceive the possibilities that the teacher has at hand when he makes proper use of this very important teaching tool.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCançõespor
dc.subjectPeriódicospor
dc.subjectRevisão bibliográficapor
dc.titleA música no ensino de química: uma análise de periódicos da áreapor
dc.title.alternativeMusic and chemical education: an analysis of journals in the areaeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Milaré, Tathiane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4030661520659155por
dc.description.resumoO presente trabalho trata de uma revisão bibliográfica com um enfoque qualitativo que buscou encontrar trabalhos relacionados à temática música, publicados nos Periódicos: Química Nova na Escola (QNEsc), REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química e Educação Química en Punto de Vista, que abordam diversos assuntos sobre Ensino de Química. Apesar de poucas publicações relacionadas ao tema, foram encontrados trabalhos com enfoque teórico, trabalhos que tinham como público alvo os primeiros anos da educação básica, Ensino Médio e estudantes de graduação. Foi possível analisar a importância que a música tem na formação da criança e do adolescente como cidadãos pensantes, críticos e observadores, assim como pudemos observar que as aulas expositivas não são o único meio de aprendizagem possível. O trabalho nos permite perceber as possibilidades que o professor tem em mãos quando faz uso dessa ferramenta didática tão importante de maneira adequada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4030661520659155por
dc.publisher.courseQuímica - QL-Arpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil