Show simple item record

dc.contributor.authorFontanetti, Gabriel Henrique
dc.date.accessioned2021-07-08T17:03:08Zeng
dc.date.available2021-07-08T17:03:08Zeng
dc.date.issued2021-06-02eng
dc.identifier.citationFONTANETTI, Gabriel Henrique. Aprendendo sobre SARS-CoV-2: uma proposta de jogo de ludo para o ensino de química e de biologia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14559.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14559por
dc.description.abstractThe chemistry discipline is briefly presented to students in the eighth and ninth grade, through the Science discipline, and it only gains more contents in high school. Chemistry is an abstract Science: experimental classes are needed to be better understood, but educational institutions do not always have the necessary infrastructure. Due to this problem, several other learning formats can be proposed, according to each school situation. In December 2019, a new human disease emerged, the SARS-CoV-2 (severe acute respiratory syndrome) also known as COVID19, from the mutation of coronavirus type whose main replication hosts were, until then, bats. This type of virus became transmissible between humans through droplets of spittle: by speech, coughing or sneezing, and it spread rapidly around the world. From a survey carried out in scientific data bases, few papers were identified that included educational games with SARS-CoV-2 and ludo game proposed. This motivated us to develop as monograph work a didactic game that correlates subjects about SARS-CoV-2 with chemistry, biology, and public health content, in a playful and interdisciplinary way.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogo de ludopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectSARS-Cov-2por
dc.subjectCovid19por
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.titleAprendendo sobre SARS-CoV-2: uma proposta de jogo de ludo para o ensino de química e de biologia.por
dc.title.alternativeLearning about SARS-CoV-2: ludo game proposal for chemistry and biology teaching.eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Tatiana Santana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7952918513827867por
dc.description.resumoA disciplina de Química é apresentada brevemente para os estudantes no oitavo e nono ano, através da disciplina de Ciências, e só ganha mais conteúdo quando o aluno se matricula no ensino médio. A Química é uma ciência abstrata e é necessária a realização de aulas experimentais para ser mais bem compreendida, mas nem sempre as instituições de ensino possuem a infraestrutura necessária. Por esta problemática, diversos outros formatos de aprendizagem podem ser propostos, de acordo com a realidade de cada escola. Em dezembro de 2019, surgiu uma nova doença em humanos, a SARS-CoV-2 (Síndrome Respiratória Aguda Grave – CoronaVírus-2) também chamada de COVID19, a partir da mutação de um tipo de coronavírus cujo hospedeiro principal para replicação, até então, eram os morcegos. Este tipo de vírus passou a ser transmissível entre humanos através de gotículas de saliva: por fala, tosse ou espirro, e se espalhou rapidamente pelo mundo. A partir de um levantamento feito em bancos de dados científicos, foi observado um número muito baixo de trabalhos que englobam jogos didáticos com a temática SARS-CoV-2 e nenhum jogo de ludo proposto. Isso nos motivou a desenvolver como trabalho de monografia um jogo didático que correlacione assuntos sobre a SARS-CoV-2 com conteúdo de química, de biologia e de saúde pública, de forma lúdica e interdisciplinar.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5240355525287995por
dc.publisher.courseQuímica - QL-Arpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil