Show simple item record

dc.contributor.authorJardim, Amanda
dc.date.accessioned2021-08-12T17:43:06Z
dc.date.available2021-08-12T17:43:06Z
dc.date.issued2021-06-29
dc.identifier.citationJARDIM, Amanda. A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14734.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14734
dc.description.abstractThis Course Completion work addresses the theme of Environmental Education and the challenges in times of pandemic. It presents, as a theoretical suggestion, the development of a dialogue with the artistic dimension, as a pedagogical strategy to affect students on themes that deal with the debate on Environmental Education, especially during the period of isolation and remote teaching. For this, an intervention was developed, with students from the public network, from a state school in the State of São Paulo, remotely, focusing on the conception of Nature of these young people. It was possible to verify a great potential for the use of the artistic dimension in the process of awareness and change of attitude about the conception of nature of students, in addition to a closer, affective, creative and human relationship between the group, students and professors.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtepor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectConcepção de Naturezapor
dc.titleA dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemiapor
dc.title.alternativeThe artistic dimension as a proposal for a didactic intervention on thinking about Environmental Education in times of pandemicpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza, Carolina Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152101475247049por
dc.description.resumoEsse trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da Educação Ambiental e os desafios em tempos de pandemia. Apresenta, como sugestão teórica, o desenvolvimento do diálogo com a dimensão artística, como estratégica pedagógica para afectar estudantes sobre temáticas que versam o debate da Educação Ambiental, principalmente durante o período de isolamento e ensino remoto. Para isso foi desenvolvido uma intervenção, com estudantes da rede pública, de uma escola estadual do Estado de São Paulo, de forma remota, com enfoque sobre a concepção de Natureza desses jovens. Foi possível verificar uma grande potencialidade do uso da dimensão artística no processo de tomada de consciência e mudança de postura sobre a concepção de natureza dos estudantes, além de uma relação mais próxima, afetiva, criativa e humana entre o grupo, estudantes e docente.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9143184855577348por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil