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dc.contributor.authorParavizo, Esdras
dc.date.accessioned2021-10-18T12:29:33Z
dc.date.available2021-10-18T12:29:33Z
dc.date.issued2021-09-23
dc.identifier.citationPARAVIZO, Esdras. Perspectivas do desenvolvimento e utilização de ambientes virtuais em game engine para ergonomia. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15021.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15021
dc.description.abstractAs the popularization of innovative digital technologies consolidates, new possibilities emerge for their use in diverse contexts, including in research and teaching situations. This is the context of Game Engines (GEs) - digital tools commonly used for the development of electronic games, but that can be mobilized to create virtual environments with various objectives. This paper seeks to understand how virtual environments created in game engines can contribute to the field of ergonomics as a tool for simulation and teaching. To do so, four studies were developed and articulated: the first one deepened the discussion about the VE in GE for the simulation and analysis of work situations, indicating the potentials and limitations of this approach. The second presented an initial attempt to systematically investigate the use of VE in GE in teaching contexts by structuring a comparative experimental study. Based on the consolidated experience with these articles and the identification of a gap in the literature regarding the standardization of the development of VE in GE, the third study was designed to contribute with a framework to systematize the creation of VEs in GEs. The last study validates this framework by implementing it to develop a VE for teaching ergonomics that was validated in pilot testing and in interviews with experts. Thus, it is understood that the present work contributes to a better understanding of the potential of using VEs in GE for ergonomics, both in work simulation and analysis contexts, and in teaching contexts. The results achieved here contribute both to the theoretical field of simulation in ergonomics, and to its practice and teaching, which is particularly relevant in a context in which Brazil and the world seek new ways of teaching.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectErgonomiapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectProjetopor
dc.subjectGame engineeng
dc.subjectFrameworkeng
dc.subjectErgonomicseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDesigneng
dc.titlePerspectivas do desenvolvimento e utilização de ambientes virtuais em game engine para ergonomiapor
dc.title.alternativePerspectives on the development and use of game engine-based virtual environments for ergonomicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Sergio Luis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4164265591178698por
dc.contributor.advisor-co1Braatz, Daniel
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5287608431146025por
dc.description.resumoÀ medida que a popularização de tecnologias digitais inovadoras se consolida, novas possibilidades surgem para sua utilização em contextos diversos, inclusive em situações de pesquisa e ensino. Esse é o contexto das Game Engines (GEs) – ferramentas digitais comumente empregadas para o desenvolvimento de jogos eletrônicos, mas que podem ser mobilizadas para criação de ambientes virtuais com objetivos diversos. O presente trabalho busca compreender como ambientes virtuais criados em game engine podem contribuir para o campo da ergonomia enquanto ferramenta de simulação e ensino. Para tanto, 4 estudos foram desenvolvidos e articulados: o primeiro se aprofundou na discussão dos AV em GE para a simulação e análise de situações de trabalho, indicando as potencialidades e limitações dessa abordagem. O segundo apresentou uma tentativa inicial de investigação sistemática do uso de AV em GE em contexto de ensino a partir da estruturação de um estudo comparativo experimental. A partir da experiência consolidada com esses artigos e identificação de gap na literatura com relação a padronização do desenvolvimento de AV em GE, o terceiro estudo foi elaborado para contribuir com um framework para sistematizar a criação de AV em GEs. O último estudo valida esse framework ao implementá-lo para desenvolver um AV para ensino de ergonomia que foi validado em teste piloto e em entrevistas com especialistas. Assim, entende-se que o presente trabalho contribui para uma melhor compreensão do potencial de utilização de AV em GE para ergonomia, tanto em contextos de simulação e análise do trabalho, como em contextos de ensino. Os resultados alcançados aqui contribuem tanto para o campo teórico da simulação em ergonomia, como para a sua prática e ensino, o que é particularmente relevante em um contexto em que o Brasil e o mundo buscam novas formas de ensinar.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: código de financiamento - 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9811074289600504por


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