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dc.contributor.authorVitola, Beatriz Bertasi
dc.date.accessioned2021-12-01T16:52:29Z
dc.date.available2021-12-01T16:52:29Z
dc.date.issued2021-11-29
dc.identifier.citationVITOLA, Beatriz Bertasi. Identificação e interveção precoce no transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão de escopo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15219.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15219
dc.description.abstractThis study aimed to analyze what has been produced about Identification and Intervention in Autistic Spectrum Disorder (ASD) in Brazil. Therefore, a scope review has been performed, based on the procedures recommended by the Joanna Briggs Institute (JBI). In view of the methodology proposed by JBI, five phases were adopted: 1) definition of the research question: 2) identification of relevant productions; 3) selection of productions according to pre-defined criteria; 4) data mapping; 5) grouping, synthesis and results presentation. It is pointed out that the searches took place in the “Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)”, “ Portal de Periódicos of CAPES” and in government portals/websites. For data analysis, a descriptive analytical structure was used to examine each text and, later, the compilation and presentation of the results was carried out, with the intention of presenting an overview of all the material, through a thematic construction. The results signaled important challenges and weaknesses that permeate the Primary Health Care (ABS), school and family, as well as the strengths regarding the recognition of risk signs and early intervention, from the articulation of the care network, use of screening and training instruments professional. It is expected that the results can help to map the main concepts and elements involved, identify existing gaps and point them as evidence from documents and reports that guide practice in this field.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectIdentificação e intervenção precocepor
dc.subjectIntervenção educacional precocepor
dc.subjectAutistic spectrum disordereng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectEarly identification and interventioneng
dc.subjectEarly educational interventioneng
dc.titleIdentificação e interveção precoce no transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão de escopopor
dc.title.alternativeIdentification and early intervention of autism spectrum disorder (ASD): a scope revieweng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Fernandes, Amanda Dourado Souza Akahosi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7901666626822625por
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar o que tem sido produzido sobre a Identificação e a Intervenção no Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil. Para tanto, foi realizada uma revisão de escopo, baseada nos procedimentos recomendados pelo Instituto Joanna Briggs (JBI). Tendo em vista a metodologia proposta pelo JBI, foram adotadas cinco fases: 1) definição da questão de pesquisa; 2) identificação das produções relevantes; 3) seleção das produções conforme os critérios pré-definidos; 4) mapeamento dos dados; 5) agrupamento, síntese e relato dos resultados. Aponta-se que as buscas ocorreram na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no Portal de Periódicos da CAPES e em portais/sites eletrônicos governamentais. Para análise dos dados foi utilizado uma estrutura analítica descritiva para examinar cada texto e, posteriormente, foi realizada a compilação e a exposição dos resultados, com a intenção de apresentar a visão geral de todo o material, por meio de uma construção temática. Os resultados sinalizaram para importantes desafios e fragilidades que perpassam pela Atenção Básica de Saúde (ABS), escola e família, assim como as potências no que tange ao reconhecimento dos sinais de risco e intervenção precoce, a partir da articulação da rede de cuidado, uso de instrumentos de rastreio e capacitação profissional. Espera-se que os resultados possam contribuir para mapear os principais conceitos e elementos envolvidos, identificar as lacunas existentes e apontar as evidências de documentos e relatórios que orientam a prática nesse campo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5289351892093886por
dc.publisher.courseTerapia Ocupacional - TOpor


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