dc.contributor.author | Vitola, Beatriz Bertasi | |
dc.date.accessioned | 2021-12-01T16:52:29Z | |
dc.date.available | 2021-12-01T16:52:29Z | |
dc.date.issued | 2021-11-29 | |
dc.identifier.citation | VITOLA, Beatriz Bertasi. Identificação e interveção precoce no transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão de escopo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15219. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15219 | |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze what has been produced about Identification and Intervention in
Autistic Spectrum Disorder (ASD) in Brazil. Therefore, a scope review has been performed,
based on the procedures recommended by the Joanna Briggs Institute (JBI). In view of the
methodology proposed by JBI, five phases were adopted: 1) definition of the research
question: 2) identification of relevant productions; 3) selection of productions according to
pre-defined criteria; 4) data mapping; 5) grouping, synthesis and results presentation. It is
pointed out that the searches took place in the “Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)”, “ Portal
de Periódicos of CAPES” and in government portals/websites. For data analysis, a descriptive
analytical structure was used to examine each text and, later, the compilation and presentation
of the results was carried out, with the intention of presenting an overview of all the material,
through a thematic construction. The results signaled important challenges and weaknesses
that permeate the Primary Health Care (ABS), school and family, as well as the strengths
regarding the recognition of risk signs and early intervention, from the articulation of the care
network, use of screening and training instruments professional. It is expected that the results
can help to map the main concepts and elements involved, identify existing gaps and point
them as evidence from documents and reports that guide practice in this field. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Identificação e intervenção precoce | por |
dc.subject | Intervenção educacional precoce | por |
dc.subject | Autistic spectrum disorder | eng |
dc.subject | Children | eng |
dc.subject | Early identification and intervention | eng |
dc.subject | Early educational intervention | eng |
dc.title | Identificação e interveção precoce no transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão de escopo | por |
dc.title.alternative | Identification and early intervention of autism spectrum disorder (ASD): a scope review | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Amanda Dourado Souza Akahosi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7901666626822625 | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar o que tem sido produzido sobre a Identificação e a
Intervenção no Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil. Para tanto, foi realizada
uma revisão de escopo, baseada nos procedimentos recomendados pelo Instituto Joanna
Briggs (JBI). Tendo em vista a metodologia proposta pelo JBI, foram adotadas cinco fases: 1)
definição da questão de pesquisa; 2) identificação das produções relevantes; 3) seleção das
produções conforme os critérios pré-definidos; 4) mapeamento dos dados; 5) agrupamento,
síntese e relato dos resultados. Aponta-se que as buscas ocorreram na Biblioteca Virtual em
Saúde (BVS), no Portal de Periódicos da CAPES e em portais/sites eletrônicos
governamentais. Para análise dos dados foi utilizado uma estrutura analítica descritiva para
examinar cada texto e, posteriormente, foi realizada a compilação e a exposição dos
resultados, com a intenção de apresentar a visão geral de todo o material, por meio de uma
construção temática. Os resultados sinalizaram para importantes desafios e fragilidades que
perpassam pela Atenção Básica de Saúde (ABS), escola e família, assim como as potências no
que tange ao reconhecimento dos sinais de risco e intervenção precoce, a partir da articulação
da rede de cuidado, uso de instrumentos de rastreio e capacitação profissional. Espera-se que
os resultados possam contribuir para mapear os principais conceitos e elementos envolvidos,
identificar as lacunas existentes e apontar as evidências de documentos e relatórios que
orientam a prática nesse campo. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5289351892093886 | por |
dc.publisher.course | Terapia Ocupacional - TO | por |