dc.contributor.author | Huber, Maria Julia Felix | |
dc.date.accessioned | 2021-12-02T17:37:28Z | |
dc.date.available | 2021-12-02T17:37:28Z | |
dc.date.issued | 2021-11-30 | |
dc.identifier.citation | HUBER, Maria Julia Felix. Formação de educadores sociais de casas de acolhimento infantojuvenil: construindo demandas e propostas de ação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15247. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15247 | |
dc.description.abstract | Children and adolescents are subjects of rights and the heed for this population must be
guaranteed in a co-responsible and intersectoral manner. Therefore, when a child or adolescent
has their rights violated, in family life, the ECA provides, on an exceptional and provisional
basis, the measure of institutional care. It is necessary for the team to understand the problem
faced and the skills needed to carry out effective care actions. This study aimed to identify the
perceptions of social educators from a residential child and youth care about the work developed
at the institution, its strengths and challenges, and the demands related to the theoreticalpractical training of educators. The subjects were ten educators from a residential child and
youth care, located in a city of the state of São Paulo. Data collection was carried out virtually,
using the participants' identification form instruments and a virtual questionnaire via the Google
Forms® platform, with educators working in the service for at least three months. Data were
analyzed descriptively, using Bardin's thematic analysis technique. The results show that the
continued training of these professionals is necessary; there is a lack of support from municipal
and state services; need for team support for a more effective work and salary recognition.
However, there is a shortage of studies involving perceptions about theoretical and practical
information, the collaborative participation of educators in the process of carrying out
professional practice and in their training. Thus, the continuity of studies of this nature is
indicated, to contribute to a greater understanding of the theoretical knowledge of professionals
regarding the issue of institutionalized children and adolescents. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Acolhimento infantojuvenil | por |
dc.subject | Casa de acolhimento | por |
dc.subject | Educadores sociais | por |
dc.subject | Institutionalized children | eng |
dc.subject | Residential child and youth care | eng |
dc.subject | Social educators | eng |
dc.title | Formação de educadores sociais de casas de acolhimento infantojuvenil: construindo demandas e propostas de ação | por |
dc.title.alternative | Training social educators from children's welfare households: building demands and proposals for action | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Cid, Maria Fernanda Barboza | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8595043315867424 | por |
dc.description.resumo | As crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e a atenção a esta população deve ser
garantida de forma corresponsável e intersetorial. Logo, quando uma criança ou adolescente
tem seus direitos violados na convivência familiar, o ECA prevê em caráter de excepcionalidade
e provisoriedade, a medida de acolhimento institucional. É necessário que a equipe compreenda
a problemática enfrentada e as competências necessárias para a realização de ações de cuidado
efetivas. O presente estudo teve como objetivo identificar as percepções de educadores sociais
de uma casa de acolhimento infantojuvenil a respeito do trabalho desenvolvido na instituição,
suas potências e desafios e sobre as demandas relacionadas à formação teórico-prática de
educadores. Participaram dez educadores(as) de uma casa de acolhimento localizada em uma
cidade do interior do estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada virtualmente pelos
instrumentos de formulário de identificação dos participantes e questionário virtual via
plataforma Google Forms®, com educadores(as) atuantes no serviço por pelo menos três meses.
Os dados foram analisados de forma descritiva, a partir da técnica de análise temática de Bardin.
Os resultados apontam que se faz necessário a capacitação continuada desses profissionais;
apoio dos órgãos municipais e estaduais; necessidade de apoio da equipe para um trabalho mais
efetivo; reconhecimento salarial. No entanto, há uma escassez de estudos envolvendo as
percepções a respeito das informações teórico-práticas, a participação colaborativa dos
educadores no processo de se realizar a prática profissional e na sua capacitação. Assim, indica-se a continuidade de estudos dessa natureza, em contribuição para maior compreensão do
conhecimento teórico dos profissionais referente à temática do público infantojuvenil
institucionalizado. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3704474766372556 | por |
dc.publisher.course | Terapia Ocupacional - TO | por |