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dc.contributor.authorHuber, Maria Julia Felix
dc.date.accessioned2021-12-02T17:37:28Z
dc.date.available2021-12-02T17:37:28Z
dc.date.issued2021-11-30
dc.identifier.citationHUBER, Maria Julia Felix. Formação de educadores sociais de casas de acolhimento infantojuvenil: construindo demandas e propostas de ação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15247.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15247
dc.description.abstractChildren and adolescents are subjects of rights and the heed for this population must be guaranteed in a co-responsible and intersectoral manner. Therefore, when a child or adolescent has their rights violated, in family life, the ECA provides, on an exceptional and provisional basis, the measure of institutional care. It is necessary for the team to understand the problem faced and the skills needed to carry out effective care actions. This study aimed to identify the perceptions of social educators from a residential child and youth care about the work developed at the institution, its strengths and challenges, and the demands related to the theoreticalpractical training of educators. The subjects were ten educators from a residential child and youth care, located in a city of the state of São Paulo. Data collection was carried out virtually, using the participants' identification form instruments and a virtual questionnaire via the Google Forms® platform, with educators working in the service for at least three months. Data were analyzed descriptively, using Bardin's thematic analysis technique. The results show that the continued training of these professionals is necessary; there is a lack of support from municipal and state services; need for team support for a more effective work and salary recognition. However, there is a shortage of studies involving perceptions about theoretical and practical information, the collaborative participation of educators in the process of carrying out professional practice and in their training. Thus, the continuity of studies of this nature is indicated, to contribute to a greater understanding of the theoretical knowledge of professionals regarding the issue of institutionalized children and adolescents.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcolhimento infantojuvenilpor
dc.subjectCasa de acolhimentopor
dc.subjectEducadores sociaispor
dc.subjectInstitutionalized childreneng
dc.subjectResidential child and youth careeng
dc.subjectSocial educatorseng
dc.titleFormação de educadores sociais de casas de acolhimento infantojuvenil: construindo demandas e propostas de açãopor
dc.title.alternativeTraining social educators from children's welfare households: building demands and proposals for actioneng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Cid, Maria Fernanda Barboza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595043315867424por
dc.description.resumoAs crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e a atenção a esta população deve ser garantida de forma corresponsável e intersetorial. Logo, quando uma criança ou adolescente tem seus direitos violados na convivência familiar, o ECA prevê em caráter de excepcionalidade e provisoriedade, a medida de acolhimento institucional. É necessário que a equipe compreenda a problemática enfrentada e as competências necessárias para a realização de ações de cuidado efetivas. O presente estudo teve como objetivo identificar as percepções de educadores sociais de uma casa de acolhimento infantojuvenil a respeito do trabalho desenvolvido na instituição, suas potências e desafios e sobre as demandas relacionadas à formação teórico-prática de educadores. Participaram dez educadores(as) de uma casa de acolhimento localizada em uma cidade do interior do estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada virtualmente pelos instrumentos de formulário de identificação dos participantes e questionário virtual via plataforma Google Forms®, com educadores(as) atuantes no serviço por pelo menos três meses. Os dados foram analisados de forma descritiva, a partir da técnica de análise temática de Bardin. Os resultados apontam que se faz necessário a capacitação continuada desses profissionais; apoio dos órgãos municipais e estaduais; necessidade de apoio da equipe para um trabalho mais efetivo; reconhecimento salarial. No entanto, há uma escassez de estudos envolvendo as percepções a respeito das informações teórico-práticas, a participação colaborativa dos educadores no processo de se realizar a prática profissional e na sua capacitação. Assim, indica-se a continuidade de estudos dessa natureza, em contribuição para maior compreensão do conhecimento teórico dos profissionais referente à temática do público infantojuvenil institucionalizado.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3704474766372556por
dc.publisher.courseTerapia Ocupacional - TOpor


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