Mostrar el registro sencillo del ítem
O ensino de sistemas lineares baseado na teoria de resolução de problemas de Polya
dc.contributor.author | Garcia, Rafaela Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2021-12-06T11:06:45Z | |
dc.date.available | 2021-12-06T11:06:45Z | |
dc.date.issued | 2021-11-26 | |
dc.identifier.citation | GARCIA, Rafaela Fernandes. O ensino de sistemas lineares baseado na teoria de resolução de problemas de Polya. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15278. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15278 | |
dc.description.abstract | he aim of this work is to analyze the teaching materials of Dante e Viana (2008) and Iezzi e Hazzan (2019), indicated for Basic Education by the National Textbook Program (PNLD), with the help of the filing methodology. From this analysis, from the perspective of the skills found in the Common National Curriculum Base (BNCC), [EM13MAT305] and [EM13MAT315] and in the problem solving method developed by Polya (1995), we elaborated a didactic sequence with the proposal to help and guide high school teachers in the content of linear systems with applications in economics and geometric interpretation. The material can be used in teaching both for the final years of Basic Education and for students from the Mathematics Olympics and higher courses with a mathematical basis. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Sistemas lineares | por |
dc.subject | Proposta didática | por |
dc.subject | Problem solving | eng |
dc.subject | Linear systems | eng |
dc.subject | Didactic proposal | eng |
dc.title | O ensino de sistemas lineares baseado na teoria de resolução de problemas de Polya | por |
dc.title.alternative | Teaching linear systems based on Polya's problem solving theory | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Seixas, Wladimir | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1697352974728327 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar os materiais didáticos de Dante e Viana (2008) e Iezzi e Hazzan (2019), indicados para o Ensino Básico pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com auxílio da metodologia de fichamento. A partir dessa análise, sob a ótica das habilidades encontradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), [EM13MAT301] e [EM13MAT315] e no método de resolução de problemas, desenvolvido por Polya (1995), elaboramos uma sequência didática, como a proposta de auxiliar e guiar professores do Ensino Médio no conteúdo de sistemas lineares com aplicações na economia e na interpretação geométrica. O material poderá ser utilizado no ensino tanto para os anos finais da Educação Básica quanto para alunos de Olimpíadas Matemáticas e cursos superiores com base matemática. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8097370441793741 | por |
dc.publisher.course | Matemática - ML | por |