Show simple item record

dc.contributor.authorEspego, Gabriela Fernanda
dc.date.accessioned2022-01-10T13:51:19Z
dc.date.available2022-01-10T13:51:19Z
dc.date.issued2021-11-22
dc.identifier.citationESPEGO, Gabriela Fernanda. O desenvolvimento integral das crianças menores de 3 anos na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15454.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15454
dc.description.abstractThe discussion made in this work revolves around how we can provide a comprehensive development of children under three years old in Early Childhood Education institutions, aiming to understand and learn from Brazilian works published in the form of scientific articles and books based on the Historical Cultural Theory such as children under three years of age develop and how we can educate them within Early Childhood Education institutions based on the discussions of Historical-Cultural Theory. From the contributions indicated, it is clear how much the presented theory is a fundamental and relevant concept in the world of early childhood education, given that it is a broad theory that contributes to various aspects of child development. The cultural-historical theory is a way to better education, learning and development of students. Whether through educating environments, an environment prepared and thought by the teacher for a rich stimulation of the students' development capacity, or through the games and games that are the main means of learning for these children, we realize that all aspects of that theory bring a view of the subject with potential, and the teacher, having a fundamental role as a mediator in the process, as it is in the effective participation of the student and in the organization of the teaching activity that the possibilities for development are defined.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectTeoria histórico culturalpor
dc.subjectDesenvolvimento integralpor
dc.titleO desenvolvimento integral das crianças menores de 3 anos na educação infantilpor
dc.title.alternativeEarly childhood development and educationeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Hai, Alessandra Arce
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3845288858275245por
dc.description.resumoA discussão feita neste trabalho gira em torno de como podemos proporcionar um desenvolvimento integral da criança menor de três anos em instituições de Educação Infantil, objetivando compreender e apreender a partir de trabalhos brasileiros publicados na forma de artigos científicos e livros pautados na Teoria Histórico Cultural como a criança menor de três anos se desenvolve e como podemos educá-la dentro de instituições de Educação Infantil a partir das discussões encontradas. Com base nas contribuições indicadas, percebe-se o quanto a Teoria apresentada mostra-se como uma concepção fundamental e relevante à Educação Infantil, haja vista que é uma Teoria ampla e que contribui com diversos aspectos do desenvolvimento infantil. Assim, a Teoria Histórico-Cultural é um caminho para uma melhor educação, aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Seja através de ambientes educadores, de um ambiente preparado e pensado pelo professor para uma rica estimulação da capacidade de desenvolvimento dos educandos, seja através das brincadeiras e jogos que é o principal meios de aprendizagem dessas crianças, percebemos que todos os aspectos da referida teoria trazem uma visão de sujeito com potencialidades, e o professor, tendo papel fundamental de mediador no processo, pois é na participação efetiva do educando e na organização da atividade de ensino que se definem as possibilidades de desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.coursePedagogia - PedLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil