Mostrar el registro sencillo del ítem
Aulas práticas de Microbiologia online para alunos de graduação em Ciências Biológicas: elaboração de materiais didáticos
dc.contributor.author | Azevedo, Mariana Amaral | |
dc.date.accessioned | 2022-01-19T14:07:36Z | |
dc.date.available | 2022-01-19T14:07:36Z | |
dc.date.issued | 2021-11-22 | |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Mariana Amaral. Aulas práticas de Microbiologia online para alunos de graduação em Ciências Biológicas: elaboração de materiais didáticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15482. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15482 | |
dc.description.abstract | Limitations due to the restrictions imposed as a measure to contain the spread of the virus that causes COVID-19, face-to-face classes were suspended and remote teaching was used. Thus, the discipline of Microbiology of Prokaryotes at the Federal University of São Carlos (UFSCar) offered to undergraduate students in Biological Sciences were adapted to be taught online. However, 50% of the workload of this class corresponds to practical classes in a didactic laboratory. Thus, the objective of this project was to adapt the handout of practical lessons scripts for online teaching, as well as the preparation of video lessons with laboratory practices. The content and script of the videos were based on microbiology textbooks, totalling the production of five videos on the themes: Gram stain, antibiogram, traditional techniques in microbiology, and asepsis. This discipline was taught to 45 students from Biological Sciences courses (undergraduate and bachelor's degree) and these were awarded the material produced. At the end of the offer period, a questionnaire was sent to all students for the evaluation of the online classes, including the quality of the handout and audio-visual material. In the end, 23 students answered the questionnaire, and of these, 100% said that the quality of the videos was Good or Very Good, and they helped to adapt and adjust resources for the negative impacts of not offering in-person classes. The handout and videos available are being used as a teaching tool in current offers. It is noteworthy that audio-visual materials are an important tool for remote teaching. These materials are also adopted as a learning tool in face-to-face teaching. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino Remoto | por |
dc.subject | Microrganismos | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Vídeo-aula | por |
dc.subject | Remote teaching | por |
dc.subject | Microorganisms | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.subject | Video lessons | por |
dc.title | Aulas práticas de Microbiologia online para alunos de graduação em Ciências Biológicas: elaboração de materiais didáticos | por |
dc.title.alternative | Practical classes in Microbiology online for undergraduate students in Biological Sciences: preparation of teaching materials | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Duarte, Iolanda Cristina Silveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2626035341263254 | por |
dc.description.resumo | Devido as restrições impostas como medida de contenção da disseminação do vírus causador da COVID-19, as aulas presenciais foram suspensas e a modalidade de ensino remoto foi utilizada. Assim a disciplina Microbiologia dos Procariontes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ofertada aos cursos de graduação em Ciências Biológicas foi adaptada para ser ministrada de forma remota. No entanto, 50% da carga horária dessa disciplina corresponde a aulas práticas em laboratório didático. Dessa forma, o objetivo desse trabalho de conclusão de curso foi adaptar a apostila de roteiros de aulas práticas para o ensino remoto, bem como a elaboração de videoaulas com as referidas práticas. O conteúdo e roteiro dos vídeos foi baseado nos livros didáticos de Microbiologia, totalizando a produção de cinco vídeos das temáticas: coloração de Gram, antibiograma, técnicas tradicionais em microbiologia e assepsia. Essa disciplina foi ministrada para 45 alunos dos cursos de Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) e estes foram contemplados com o material produzido. No final do período de oferta foi enviado aos alunos um questionário para a avaliação das aulas remotas, incluindo a qualidade da apostila e o material audiovisual. Ao todo, 23 alunos responderam ao questionário, sendo que destes, 100% afirmaram que a qualidade dos vídeos era Boa ou Muito Boa, sendo que auxiliaram na fixação e aprendizado dos conteúdos reduzindo os impactos negativos da não oferta de aulas presenciais. A apostila e os vídeos produzidos estão sendo utilizados como ferramenta didática nas ofertas atuais. Ressalta-se que materiais didáticos audiovisuais são uma ferramenta importante para o ensino remoto. Esses materiais poderão ser adotados também como ferramenta de aprendizagem no ensino presencial. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA::BIOLOGIA E FISIOLOGIA DOS MICROORGANISMOS::BACTEROLOGIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9583170436229236 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-So | por |