dc.contributor.author | Carvalho Neto, Mário | |
dc.date.accessioned | 2022-01-31T15:06:45Z | |
dc.date.available | 2022-01-31T15:06:45Z | |
dc.date.issued | 2021-11-29 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO NETO, Mário. A construção dos números naturais no ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15520. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15520 | |
dc.description.abstract | It is observed that the construction of natural numbers are worked since elementary
school, from natural to real numbers. Therefore, this study aimed to reflect on the
methodologies for the construction of natural numbers sets, as well as to recommend
proposals regarding the procedure for teaching and learning natural numbers in
Elementary School. The methodology applied for the development of this study was
the literature review. As the construction of the numerical system occurs through the
relationships developed by the subject, it is recomended to help by suggesting
activities, games, etc., which may benefit the establishment of these relationships, and,
in such a way, I was developing the logical-mathematical reasoning of the students
through a reflective abstraction. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Números naturais | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Construção | por |
dc.subject | Natural number | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.subject | Construction | eng |
dc.title | A construção dos números naturais no ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | The construction of natural number in elementary school | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Massago, Sadao | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1915704875970931 | por |
dc.description.resumo | Observa-se que a construção dos números está sendo trabalhada desde o ensino
básico, dos números naturais aos reais. Portanto, o presente estudo teve por objetivo
realizar reflexões referentes as metodologias de construção do conjunto dos números
naturais, bem como recomendar propostas referentes ao procedimento de ensino e
de aprendizagem dos números naturais no Ensino Fundamental. A metodologia
aplicada para o desenvolvimento do presente estudo foi a revisão bibliográfica. Como
a construção do sistema numérico ocorre através das relações desenvolvidas pelo
sujeito, é recomendável ajudar sugerindo atividades, brincadeiras, jogos etc., que
possam vir a beneficiar o estabelecimento destas relações, e, de tal modo, estar-se-
ia desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático dos educandos por meio de uma
abstração reflexiva. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0394360828251487 | por |
dc.publisher.course | Matemática - ML-So | por |