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dc.contributor.authorCarvalho, Maria das Graças de
dc.date.accessioned2022-01-31T16:44:44Z
dc.date.available2022-01-31T16:44:44Z
dc.date.issued2021-06-29
dc.identifier.citationCARVALHO, Maria das Graças de. Minha trajetória de formação: da autonegação da identidade negra a construção e empoderamento identitário. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15523.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15523
dc.description.abstractEs un memorial de formación y busca describir y analizar mi trayectoria formativa, autora, a lo largo de la carrera de Pedagogía. Saber que mi camino de formación de pregrado conecta con mi trayectoria de vida, en este memorial narro episodios de mi infancia, escolaridad, de la carrera de Pedagogía y mi desempeño profesional. Así que cuento recuerdos de la mi infancia; el deseo de estudiar; algunas experiencias escolares que destacado en la trayectoria de mi vida, placer, orgullo, descubrimientos, alegrías, penas, decepciones. Narro las clases de mi maestra de primer grado, quien era la mi fuente de inspiración para seguir una carrera docente y explicar por qué elegí la Curso de pedagogía. Sobre mis experiencias en Pedagogía, hablo de aspectos de la formación como docente a través de la conexión entre la teoría, las experiencias vividas y la práctica pedagógico. Destaco el descubrimiento, en la graduación, sobre la existencia del prejuicio, discriminación y racismo en las escuelas. Después de todo, cuando asistí al Primer Grado, actualmente llamada Escuela Primaria, la discriminación y el racismo no fueron tan obvio o no me di cuenta. Mis experiencias formativas en Pedagogía me hacen reflexionar y analizar la identidad abnegada del niño negro, relacionándose con el construcción de la identidad profesional del docente. También en este memorial describo mis expectativas futuras de actuar en el aula, valorando principalmente la cultura africana buscando deconstruir prejuicios y construir una identidad negra positiva en los niños.spa
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectIdentidade negrapor
dc.subjectFormación docentespa
dc.subjectEducación básicaspa
dc.subjectIdentidade negraspa
dc.titleMinha trajetória de formação: da autonegação da identidade negra a construção e empoderamento identitáriopor
dc.title.alternativeMi trayectoria educativa: autonegación de la identidad negra, construcción identitaria y empoderamientospa
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Paula Gestoso de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662760426985944por
dc.description.resumoTrata-se de um memorial de formação e busca descrever e analisar minha trajetória formativa, autora, ao longo do curso de Pedagogia. Sabendo que a minha trajetória de formação na graduação se conecta com minha trajetória de vida, neste memorial narro episódios de minha infância, da escolarização, do curso de Pedagogia e de minha atuação profissional. Assim relato recordações da minha infância; o desejo de estudar; algumas experiências escolares que mais se destacaram na trajetória da minha vida, o prazer, orgulho, as descobertas, alegrias, tristezas, decepções. Narro as aulas da minha professora da primeira série, que foi a minha fonte de inspiração para seguir a carreira docente e explico porque escolhi o curso de Pedagogia. Sobre minhas experiências na Pedagogia, discorro sobre aspectos da formação como professora através da conexão entre a teoria, as experiências vividas e a prática pedagógica. Enfatizo a descoberta, na graduação, sobre a existência do preconceito, da discriminação e do racismo nas escolas. Afinal, quando cursei o Primeiro Grau, atualmente denominado de Ensino Fundamental, a discriminação e o racismo não eram tão evidentes ou eu não percebia. Minhas experiências formativas na Pedagogia fazem-me refletir e analisar a autonegação identitária da criança negra, relacionando à construção da identidade profissional do professor. Ainda neste memorial descrevo minhas expectativas futuras de atuação em sala de aula, principalmente valorizando a cultura africana buscando desconstruir preconceitos e construir uma identidade negra positiva nas crianças.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.coursePedagogia - PedLNpor


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