dc.contributor.author | Rodrigues, Jenysmaire Carneiro Rios de Freitas | |
dc.date.accessioned | 2022-02-02T11:23:43Z | |
dc.date.available | 2022-02-02T11:23:43Z | |
dc.date.issued | 2021-12-03 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Jenysmaire Carneiro Rios de Freitas. A influência das mídias sociais na construção da subjetividade e da identidade da pessoa surda. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15537. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15537 | |
dc.description.abstract | The main objective of this research is to identify and analyze, in the content productions found in youtubers and deaf influencers channels, working on Youtube and Instagram, the relevance and influence of social media in the process of constitution of the deaf's subjectivity and identity. The method used was exploratory research, through the survey of audiovisual material and mapping of the content that is present in the productions of influential deaf people in the media. The results found indicate two outstanding contents: travels and poetry, which suggest the interest of the deaf community in everyday matters, but also of a cultural and political nature. The analyzes were based on deaf authors who discuss the concepts of language, culture, community and identity. As a result, it is noted that the use of Libras in productions is essential to ensure accessibility to different content, but also to mark and ensure a social and cultural position, based on cultural artifacts inherent to Libras. To this end, social networks have shown themselves to be allies in disseminating this content. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunidade surda | por |
dc.subject | Mídias sociais | por |
dc.subject | Subjetividade | por |
dc.subject | Deaf community | eng |
dc.subject | Social networks | eng |
dc.subject | Subjectivity | eng |
dc.title | A influência das mídias sociais na construção da subjetividade e da identidade da pessoa surda | por |
dc.title.alternative | The influence of social media in the construction of the subjectivity and identity of the deaf person | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Lara Ferreira dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7312070448044165 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo central identificar e analisar, nas produções de conteúdos encontradas nos canais de youtubers e influencers surdos, atuantes no Youtube e Instagram, a relevância e influência das mídias sociais no processo de constituição da subjetividade e de identidade do surdo. O método utilizado foi a pesquisa exploratória, por meio do levantamento de material audiovisual e mapeamento do conteúdo que se faz presente nas produções de surdos influentes nas mídias. Os resultados encontrados indicam dois conteúdos de destaque: viagens e poesia, que sugerem o interesse da comunidade surda em assuntos cotidianos, mas também de cunho cultural e político. As análises foram fundamentadas em autores da área da surdez e que discutem os conceitos de língua, cultura, comunidade e identidade. Como resultados nota-se que o uso da Libras nas produções é fundamental para garantir acessibilidade a conteúdos diversos, mas também para marcar e assegurar uma posição social e cultural, a partir de artefatos culturais próprios e inerentes à Libras. Para tal, as redes sociais têm se mostrado como aliadas na disseminação desses conteúdos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4271356750790482 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedLN | por |