Show simple item record

dc.contributor.authorVitor, Sarah
dc.date.accessioned2022-02-10T20:47:40Z
dc.date.available2022-02-10T20:47:40Z
dc.date.issued2021-11-26
dc.identifier.citationVITOR, Sarah. Educação musical e habilidades sociais: aproximações e reflexões para práticas na infância. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15585.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15585
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aims to foster dialogue between the fields of Musical Education and Social Skills; and as specific objectives: 1) Elaborate musical activities with the potential for the development of some specific social skills; 2) Verify the feasibility and suitability of musical activities to promote Social Skills. The research is based on the commitment of Musical Education with aspects beyond the strictly technical and theoretical aspects of music, considering the knowledge of psychology in musical teaching processes, at the interface between the social scope of collective musical practices and the theoretical-practical field of Social Skills defined by Del Prette and Del Prette (2017). The study of an exploratory nature had a bibliographical review and included the proposition of musical activities relating referencial from musical education and psychology. The answers of participants indicated that the material contributed to a better understanding of music teachers about how the musical activities can recruit social skills, while they also seem promising for use in social skills training contexts by psychologists. Furthermore, we got good feedback on the adequacy of objectives and relevance of the material. Contributions were made by the participants in order to improve the proposal regarding objectives and procedures. The results proved to be satisfactory in relation to the stated objectives. It is believed that a new set of knowledge can be boosted by enabling the meeting of these fields based on the needs and demands of the professionals representing them.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectHabilidades sociaispor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectMusic educationeng
dc.subjectSocial skillseng
dc.subjectChildhoodeng
dc.titleEducação musical e habilidades sociais: aproximações e reflexões para práticas na infânciapor
dc.title.alternativeMusical education and social skills: approaches and reflections for childhood practiceseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Fantini, Renata Franco Severo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9611195121776675por
dc.description.resumoEste estudo de Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo fomentar o diálogo entre os campos da Educação Musical e Habilidades Sociais; e como objetivos específicos: 1) elaborar atividades musicais com potencial para desenvolvimento de algumas habilidades sociais específicas; 2) Verificar a viabilidade e adequação de atividades musicais para promoção de Habilidades Sociais. A pesquisa se apoia no comprometimento da Educação Musical com aspectos para além dos estritamente técnicos e teóricos da música, considerando o conhecimento da psicologia em processos de ensino musical, na interface entre o alcance social das práticas musicais coletivas e o campo teórico-prático das Habilidades Sociais definido por Del Prette e Del Prette (2017). O estudo de natureza exploratória, contou com revisão bibliográfica e incluiu a proposição de atividades musicais relacionando referencial da educação musical e da psicologia. As respostas dos participantes apontaram que o material colaborou para a ampliação da compreensão dos professores de música sobre como as atividades musicais podem recrutar habilidades sociais, ao passo que as mesmas também parecem promissoras para o uso em contextos de treinamento de habilidades sociais por parte de psicólogos. Além disso, obtivemos bons feedbacks quanto a adequação dos objetivos e pertinência do material. Contribuições foram dadas pelos participantes no sentido de aprimorar a proposta quanto aos objetivos e procedimentos. Os resultados se mostraram satisfatórios com relação aos objetivos indicados. Acredita-se que um novo conjunto de saberes possa ser impulsionado ao possibilitarmos o encontro dessas áreas a partir das próprias necessidades e demandas dos profissionais representantes das mesmas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseMúsica - MusLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil