dc.contributor.author | Vitor, Sarah | |
dc.date.accessioned | 2022-02-10T20:47:40Z | |
dc.date.available | 2022-02-10T20:47:40Z | |
dc.date.issued | 2021-11-26 | |
dc.identifier.citation | VITOR, Sarah. Educação musical e habilidades sociais: aproximações e reflexões para práticas na infância. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15585. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15585 | |
dc.description.abstract | This undergraduate thesis aims to foster dialogue between the fields of Musical Education and Social
Skills; and as specific objectives: 1) Elaborate musical activities with the potential for the
development of some specific social skills; 2) Verify the feasibility and suitability of musical activities
to promote Social Skills. The research is based on the commitment of Musical Education with aspects
beyond the strictly technical and theoretical aspects of music, considering the knowledge of
psychology in musical teaching processes, at the interface between the social scope of collective
musical practices and the theoretical-practical field of Social Skills defined by Del Prette and Del
Prette (2017). The study of an exploratory nature had a bibliographical review and included the
proposition of musical activities relating referencial from musical education and psychology. The
answers of participants indicated that the material contributed to a better understanding of music
teachers about how the musical activities can recruit social skills, while they also seem promising for
use in social skills training contexts by psychologists. Furthermore, we got good feedback on the
adequacy of objectives and relevance of the material. Contributions were made by the participants in
order to improve the proposal regarding objectives and procedures. The results proved to be
satisfactory in relation to the stated objectives. It is believed that a new set of knowledge can be
boosted by enabling the meeting of these fields based on the needs and demands of the professionals
representing them. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação musical | por |
dc.subject | Habilidades sociais | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Music education | eng |
dc.subject | Social skills | eng |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.title | Educação musical e habilidades sociais: aproximações e reflexões para práticas na infância | por |
dc.title.alternative | Musical education and social skills: approaches and reflections for childhood practices | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Fantini, Renata Franco Severo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9611195121776675 | por |
dc.description.resumo | Este estudo de Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo fomentar o diálogo entre os
campos da Educação Musical e Habilidades Sociais; e como objetivos específicos: 1) elaborar
atividades musicais com potencial para desenvolvimento de algumas habilidades sociais específicas;
2) Verificar a viabilidade e adequação de atividades musicais para promoção de Habilidades Sociais.
A pesquisa se apoia no comprometimento da Educação Musical com aspectos para além dos
estritamente técnicos e teóricos da música, considerando o conhecimento da psicologia em processos
de ensino musical, na interface entre o alcance social das práticas musicais coletivas e o campo
teórico-prático das Habilidades Sociais definido por Del Prette e Del Prette (2017). O estudo de
natureza exploratória, contou com revisão bibliográfica e incluiu a proposição de atividades musicais
relacionando referencial da educação musical e da psicologia. As respostas dos participantes
apontaram que o material colaborou para a ampliação da compreensão dos professores de música
sobre como as atividades musicais podem recrutar habilidades sociais, ao passo que as mesmas
também parecem promissoras para o uso em contextos de treinamento de habilidades sociais por parte
de psicólogos. Além disso, obtivemos bons feedbacks quanto a adequação dos objetivos e pertinência
do material. Contribuições foram dadas pelos participantes no sentido de aprimorar a proposta quanto
aos objetivos e procedimentos. Os resultados se mostraram satisfatórios com relação aos objetivos
indicados. Acredita-se que um novo conjunto de saberes possa ser impulsionado ao possibilitarmos o
encontro dessas áreas a partir das próprias necessidades e demandas dos profissionais representantes
das mesmas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Música - MusL | por |