Show simple item record

dc.contributor.authorLopes, Cristina Lúcia Janini
dc.date.accessioned2022-02-10T20:56:36Z
dc.date.available2022-02-10T20:56:36Z
dc.date.issued2021-11-30
dc.identifier.citationLOPES, Cristina Lúcia Janini. Proposição de um framework conceitual do front end da inovação para universidades. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15586.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15586
dc.description.abstractIn recent decades, universities around the world have been structured to act more comprehensively, providing the fulfillment of their third mission, which is economic and social development. More active in the field of innovation and entrepreneurship, many universities have sought mechanisms that allow them to get closer to society and to transfer technological knowledge, without compromising the essence of academic work. In this context, the objective of this thesis is to propose a conceptual framework of the Front End of Innovation for Brazilian universities, stimulating science, technology and innovation, in order to contribute to the establishment of an environment more conducive to the promotion of innovation in Brazil. This research is supported by a systematic literature review in which 123 articles were analyzed, from the question about entrepreneurial university and 91 articles, from the question of the Front End of Innovation. From an empirical point of view, case studies were carried out with researchers who have licensed technology from three universities that are part of the INPI patent ranking (Brazilian Institute of Intellectual Property, 2020) – USP, UNICAMP and UFSCar. Semi-structured interviews applied to the 22 responding researchers were carried out. The information obtained was processed using the QSR Nvivo 11 software and content analysis and the results presented discuss the elements and activities of the Front End of Innovation in universities. The study made it possible to identify 4 components of the EIF distributed in 32 activities, namely: Influence Factors, Opportunities and Ideas, Concept Development and Actors Network. This last component is a central point of the FEI-U, as the network of actors that identifies, connects and interacts with the other components. Finally, it is believed that this research contributes from a theoretical and practical point of view, allowing the development of a conceptual model that contributes to the innovation process in universities.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUniversidade empreendedorapor
dc.subjectProcesso da inovaçãopor
dc.subjectTransferência de tecnologiapor
dc.subjectFront End da Inovaçãopor
dc.subjectEntrepreneurial universityeng
dc.subjectInnovation processeng
dc.subjectTechnology transfereng
dc.subjectFrameworkeng
dc.subject. Front end of innovationeng
dc.titleProposição de um framework conceitual do front end da inovação para universidadespor
dc.title.alternativeProposal of a conceptual framework for the front end of innovation for universitieseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Torkomian, Ana Lúcia Vitale
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2321084184622795por
dc.description.resumoNas últimas décadas, universidades em todo o mundo têm se estruturado para atuar de forma mais abrangente, proporcionando o cumprimento da sua terceira missão que é do desenvolvimento econômico e social. Mais ativas no tema de inovação e de empreendedorismo, muitas universidades têm buscado mecanismos que lhes permitam uma maior aproximação com a sociedade e com a transferência de conhecimento tecnológico, sem comprometer a essência do trabalho acadêmico. Nesse contexto, o objetivo desta tese é propor um framework conceitual do Front End da Inovação para as universidades brasileiras estimulando a ciência, a tecnologia e a inovação, de modo a contribuir para o estabelecimento de um ambiente mais propício à promoção da inovação no Brasil. Esta pesquisa está amparada pela revisão sistemática de literatura na qual foram analisados 123 artigos, proveniente da questão sobre universidade empreendedora e 91 artigos, proveniente da questão do Front End da Inovação. Do ponto de vista empírico, foram realizados estudos de caso com pesquisadores que tenham tecnologia licenciada de três universidades que fazem parte do ranking de patentes do INPI (Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual, 2020) – USP, UNICAMP e UFSCar. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas aplicada aos 22 pesquisadores respondentes. As informações obtidas foram tratadas por meio do software QSR Nvivo 11 e da análise de conteúdo e os resultados apresentados discutem os elementos e as atividades do Front End da Inovação nas universidades. O estudo possibilitou identificar 4 componentes do FEI distribuídos em 32 atividades, sendo eles: Fatores de Influência, Oportunidades e Ideias, Desenvolvimento de Conceito e Rede de Atores. Este último componente é um ponto central do FEI-U, pois a rede de atores que identifica, conecta e interage com os outros componentes. Por fim, acredita-se que esta pesquisa contribua do ponto de vista teórico e prático permitindo desenvolver um modelo conceitual que contribua com o processo de inovação nas universidadespor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0248145397745375por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil