Browsing Produção Científica by Subject "Formação de professores"
Now showing items 1-5 of 5
-
O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 15/03/2017)O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, ... -
O pensamento da arte na Educação Matemática: a obra aberta de Athos Bulcão
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/11/2021)Este artigo se baseia em uma Experiência Formativa realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São Carlos, SP, num projeto que envolve Arte e Educação Matemática. O objetivo ... -
Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2020)A partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e das pesquisas em Educação Matemática apresentamos, nesse artigo, uma interpretação da Matemática enquanto campo: com suas leis, agentes, capitais, ... -
Tendência profissionalizante da universidade: o caso da licenciatura em matemática da UFSCar
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/12/2013)Este artigo aborda uma parte da pesquisa que estudou o Curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar desde sua criação, em 1975. A partir dos documentos constituídos na pesquisa, observando a organização curricular do ponto ... -
O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/07/2007)Este trabalho discute o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente a formação continuada de professores. A importância e atualidade deste estudo na universidade, bem como no ...