O pensamento da arte na Educação Matemática: a obra aberta de Athos Bulcão
View/ Open
Date
2021-11Author
Vilela, Denise Silva
Coury, Aline Fonseca
Rodrigues, Vânia Cristina da Silva
Molina, Natalia Stefany Guirelli
Metadata
Show full item recordAbstract
Este artigo se baseia em uma Experiência Formativa realizada com estudantes do curso de Licenciatura em
Matemática da Universidade Federal de São Carlos, SP, num projeto que envolve Arte e Educação Matemática. O
objetivo geral da proposta foi integrar a experiência artística com uma prática matemática. O intuito foi conhecer
a obra do arquiteto e artista Athos Bulcão (1918 - 2008) e recriar obras específi cas por diferentes tecnologias, como
so! ware, régua, compasso e colagens. Este artista foi escolhido para a Experiência Formativa pelos aspectos gráfi cos e
geométricos presentes nas suas obras, pela simplicidade, beleza e proposta de “obra aberta” em que a composição fi nal
do painel é resultado do processo não uniforme de assentamento dos azulejos pelos operários. Esse aspecto imprevisível
e dinâmico contrasta com uma suposta matemática verdadeira, universal e fi xa. O referencial teórico, de inspiração
na fi losofi a de Gilles Deleuze, considera a “aprendizagem” não no sentido da aquisição de conhecimento, mas como
experiência e sentido, pautada em uma perspectiva não restrita a dicotomias tal como conteúdo e método, ciência e
técnica, numa crítica a aspectos da modernidade que separa a razão das emoções e preza o conhecimento verdadeiro
e universal. A atividade desenvolvida com os estudantes foi em si mesma o que se pretendia ensinar, no sentido de se
tratar de uma prática não restrita à aula tradicional e que considera não haver um controle do aprender, do pensar e dos
acontecimentos. Os participantes aderiram com expressivo engajamento ao projeto que resultou em 15 obras recriadas e
uma exposição multimídia em espaço público da universidade com ampla divulgação na região. A Experiência poderia
ser vista como alternativa, em termos fi losófi cos e pedagógicos, a uma compreensão racionalizada da formação e visa
contemplar demandas de formação cultural e não disciplinar do professor de matemática. is paper is based on a Formative Experience performed with Licensure in Mathematics students at
Federal University of São Carlos, SP, which was part of an Art and Mathematics Education project. e main goal was
to integrate an artistic experience with a mathematical practice, focusing on the Brazilian artist and architect Athos
Bulcão (1918 – 2008) and the recreation of some of his artwork using a variety of technologies such as so6 ware, ruler,
compass, and collages. Athos was chosen for this Experience because of the graphic and geometric aspects of his
works, and also the simplicity, beauty and “open artwork” concept, in which the fi nal composition of a panel results
from the non-uniform tile laying process done by the workers. is unpredictable and dynamic aspect contrasts with
a supposed true, universal and permanent math. e theoretical referential, inspired by Gilles Deleuze philosophy,
considers “learning” not in a sense of acquisition of knowledge, but as experience and sense, which is not restricted to dichotomies such as content and method, science and technique, basing itself on the criticism of aspects of the
modernity that break apart reason and emotions and cherish the “true and universal” knowledge. ! e activities
developed with the students were in itself what we intended to teach, in a sense that it was a practice non-restricted
to a traditional class dynamic, considering that there is no way of controlling the learning, the thinking and the
events during the learning process. ! e students accepted the project with enthusiasm, resulting in 15 recreations
and an exhibition in a public space at the university, which had great local media outreach. ! e Experience can be
a philosophical and pedagogical alternative to a rationalized comprehension of the teacher training and aim to
incorporate the cultural and non-disciplinary demands in teacher training programs in Brazil.
Collections
The following license files are associated with this item: