Browsing Artigos by Title
Now showing items 86-93 of 93
-
Tendência profissionalizante da universidade: o caso da licenciatura em matemática da UFSCar
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/12/2013)Este artigo aborda uma parte da pesquisa que estudou o Curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar desde sua criação, em 1975. A partir dos documentos constituídos na pesquisa, observando a organização curricular do ponto ... -
Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/05/2022)Este artigo objetiva discutir como se organizou, durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19 em 2020, o trabalho docente de professores da Educação Básica, de diferentes áreas, das redes de ensino ... -
Texto, contexto e intertexto da autonomia universitária brasileira: do discurso legal à realidade necessária
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 11/01/2022)Este artigo desenvolve reflexões sobre a autonomia universitária e como ela está sendo entendida e interpretada do ponto de vista legal e de ponto de Vista acadêmico, de forma geral. O autor entende que a autonomia somente ... -
Time trend of overweight and obesity in adults from Rio Branco, Acre, Western Brazilian Amazon (2006–2020)
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 10/02/2022)Abstract: This study aimed to analyze overweight trend and obesity in adults from Rio Branco, Acre, Western Brazilian Amazon, from 2006 to 2020. This is a time series study, with data from Surveillance System for Risk ... -
Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/09/2008)O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na ... -
O uso de dados da Plataforma Lattes como fonte para inteligência acadêmica: análise de indicadores da produção científica das universidades públicas federais paulistas
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2022)Objetivo: Desenvolver indicadores de Inteligência Acadêmica para o monitoramento de atores a partir de dados da produção científica disponíveis na Plataforma Lattes. Metodologia: Um estudo de caso empregando a bibliometria ... -
Validation and cross-cultural adaptation of the Brazilian Portuguese version of the questionnaire for the assessment of pelvic floor disorders and their risk factors during pregnancy and postpartum
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia - PPGFt, Câmpus São Carlos, 25/04/2022)Introduction and hypothesis Pelvic floor dysfunction may be treated and prevented during pregnancy and postpartum, as it decreases women’s quality of life. The aim of the present study was to translate and validate the ... -
Vitamin D deficiency predicts 30-day hospital mortality of adults with COVID-19
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 15/08/2022)Several studies have shown conflicting results for the relationship between vitamin D deficiency and COVID-19 outcomes. Here, we aimed to evaluate whether plasma 25(OH)D levels predict mortality in adults admitted with ...