• Delineando as limitações: sistemas especialistas e conhecimento tácito 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI, Câmpus São Carlos, 01/01/1995)
      As aplicações de inteligência artificial (IA) e de sistemas especialistas (SEs), em particular, já fazem parte do espectro dos softwares existentes em muitas bibliotecas e centros de informação. Os profissionais da informação ...
    • Designing intersections-designing subjectivity: feminist theory and praxis in a sex discrimination legislation system 

      Adam, Alison; Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/1995)
      This paper looks at the intersections between feminist epistemology, feminist jurisprudence and research on artificial intelligence and the law. It is suggested that feminist theory highlights the role of subjectivity which ...
    • A participação dos usuários no desenvolvimento de sistemas de informação 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/1995)
      As abordagens tradicionais de design de sistemas de informação (SIs) computadorizados fundamentam-se em certos pressupostos técnicos que geralmente não englobam fatores sociais e psicológicos da organização na qual o novo ...
    • Redes para cooperação internacional: uma janela de oportunidade para os países recém industrializados? 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/07/1998)
      Aborda o papel das redes eletrônicas de informação e das redes inter-firmas, como fator determinante para maior integração e cooperação entre os países recém industrializados, à luz de pesquisas já desenvolvidas por ...
    • Desenvolvimento sustentável e a sociedade da informação: uma parceria natural? 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2000)
      Na forma de uma revisão da literatura, é examinada a hipótese de que o advento da chamada "sociedade pós industrial" ou "sociedade da informação" tem dado lugar a um período de atividade socioeconômico que representa uma ...
    • Caminhos da universidade rumo ao século XXI: pontos e estratégias para a sua orientação na visão de educadores brasileiros 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 01/08/2000)
      A principal preocupação desse estudo é, através das reflexões nele contidas, apontar caminhos que poderão contribuir para que as nossas universidades, face à inevitável globalização, possam se instrumentalizar de forma ...
    • La formación del educador reflexivo: notas para la orientación de sus prácticas 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 01/09/2000)
      La práctica pedagógica es el termómetro que esclarece la realidad del aula, revelando inequívocamente la relación de compromiso (o la falta de él) del educador con sus estudiantes y con la educación. Nótese que no usé la ...
    • O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas 

      Lima, Paulo Gomes; Santos, Sandra Mendes dos (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/07/2007)
      Este trabalho discute o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente a formação continuada de professores. A importância e atualidade deste estudo na universidade, bem como no ...
    • Comportamento de busca na internet: um estudo exploratório em salas comunitárias 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary; Abe, Veridiana (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2008)
      Estudo sobre o comportamento de busca de informação dos usuários das salas de Internet existentes em duas instituições numa cidade do interior do estado de São Paulo, que promovem o acesso gratuito à comunidade, assim ...
    • Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/09/2008)
      O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na ...
    • A política educacional do primeiro governo petista de São Carlos-SP (2001-2004) 

      Silva, Ana Paula Rodrigues da; Ferreira Junior, Amarilio (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/09/2010)
      O artigo propõe uma avaliação da política educacional implementada pelo primeiro governo do Partido dos Trabalhadores no município de São Carlos (SP), entre 2001 e 2004. Nesse período, o panorama educacional brasileiro já ...
    • A Geração de tecnologias para organizações solidárias 

      Candido, Silvio Eduardo Alvarez; Eid, Farid (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP, Câmpus São Carlos, 17/12/2013)
      O artigo aponta para importância da geração de tecnologias adequadas às propostas das organizações solidárias. Para tanto, exploram-se as complementaridades de vertentes críticas, focadas em análises mais amplas, e ...
    • Campos e redes na análise das organizações: explorando distinções teóricas e complementaridades metodológicas 

      Candido, Silvio Eduardo; Sacomano Neto, Mário; Côrtes, Mauro Rocha (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP, Câmpus São Carlos, 15/04/2016)
      Neste ensaio, exploramos as distinções teóricas e complementaridades metodológicas existentes entre abordagens que conceitualizam as estruturas sociais com base nas noções de campos e redes. Essas perspectivas se ...
    • Relational structure in the global automotive industry: groups, networks and fields 

      Sacomano Neto, Mário; Matui, Paulo César; Candido, Silvio Eduardo Alvarez; Amaral, Roniberto Morato do (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP, Câmpus São Carlos, 01/12/2016)
      Purpose: The purpose of this study was to analyze the network structure of automotive companies linked by cross-shareholding, joint ventures, manufacturing contracts and alliances, from 2004 to 2012. The study also explored ...
    • Incipiência da visualização de indicadores bibliométricos e altmétricos nos Repositórios Institucionais brasileiros 

      Reis, José Eduardo dos; Spinola, Adriana Tahereh Pereira; Amaral, Roniberto Morato do (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 21/01/2017)
      Os Repositórios Institucionais apresentam significativo potencial como fontes de informação para a elaboração dos estudos métricos, visando à compreensão das dinâmicas da atividade científica institucional. Contudo, sinalizam ...
    • Campos nos estudos organizacionais: abordagens relacionais? 

      Candido, Silvio Eduardo Alvarez; Côrtes, Mauro Rocha; Truzzi, Oswaldo Mário Serra; Sacomano Neto, Mário (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP, Câmpus São Carlos, 01/01/2018)
      Este artigo analisa como diferentes perspectivas teóricas da análise organizacional se apropriam da noção de “campo”. Tomam-se como referência as bases filosóficas e as propostas que motivaram a utilização desse conceito ...
    • Educação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educação 

      Públio, Patrícia Lopes Ramos; Lima, Paulo Gomes; Caiado, Katia Regina Moreno (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/09/2018)
      Este estudo teve como objetivo investigar a atual estrutura organizativa e os serviços de educação especial nas escolas públicas e nas instituições especializadas credenciadas como escolas que funcionam no município de ...
    • The anti-authoritarian role of dystopias: reflections on Érico Veríssimo’s novel Incident in Antares 

      Roitberg, Guilherme Prado; Baptista, Fabiana Maria (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2019)
      The aim of this article is to analyze the relevance of dystopias in the critique to authoritarianism present in the novel Incident in Antares written by Érico Veríssimo. After presenting the main characteristics of utopian ...
    • A sociologia econômica nos Estados Unidos: principais autores, conceitos e debates 

      Jardim, Maria Chaves; Candido, Silvio Eduardo Alvarez (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP, Câmpus São Carlos, 08/04/2019)
      O artigo revisa a literatura da sociologia econômica, área que alcançou rápida institucionalização a partir do diálogo crítico com a economia neoclássica. Considerando a importância que a área conquistou e a ausência de ...
    • Desinformação e as fake news: apontamentos sobre seu surgimento, detecção e formas de combate 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary; Santos, Tábita (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/07/2019)
      Este trabalho se propõe a apresentar os principais aspectos atuais sobre o fenômeno da desinformação (Fake News), utilizando como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e documental. O objetivo é compreender como ...