Mostrar el registro sencillo del ítem
Uso de tecnologias por crianças e o Modelo CTS no ensino de ciências no Ensino Fundamental I
dc.contributor.author | Mauro, Letícia Baptista de | |
dc.date.accessioned | 2022-05-07T00:17:35Z | |
dc.date.available | 2022-05-07T00:17:35Z | |
dc.date.issued | 2022-04-25 | |
dc.identifier.citation | MAURO, Letícia Baptista de. Uso de tecnologias por crianças e o Modelo CTS no ensino de ciências no Ensino Fundamental I. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16070. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16070 | |
dc.description.abstract | This final paper offers a review of the literature about pedagogical practices in Science Teaching at the beginning of Elementary School with the aim of finding discussions about the critical and conscious use of technological means and answer our research problem: what do Science Teaching researchers discuss about the use of technologies by children in Elementary School I in dissertations and theses published in the last decennary? We are theoretically based on the CTS Model that presents science teaching in a critical way, proposes the active participation of students in pedagogical practice, locates the historical moment in which we live and our role in scientific and technological development, in the effort to demystify Science. Developing Scientific Literacy is an evident concern in the early years, aligned with the use of different media and technologies to develop quality education. Scientific Literacy and the CTS Model are alternatives that bring science teaching closer to children's daily lives, starting from previous knowledge to scientific knowledge. The research was carried out in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) from 2012 to 2022. We selected dissertations and theses that carried out pedagogical practices in science teaching in the early years involving technology. We located eight works that were read and analyzed based on our reading and analysis form. The selected works used some type of technology in their pedagogical practices, or discussed the use and impact of technologies on life in society and on the environment. We observed that these works presented planning and didactic sequences that serve as subsidy and inspiration for the development of pedagogical practice in teaching work. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Modelo CTS | por |
dc.subject | Alfabetização científica | por |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | CTS model | eng |
dc.subject | Scientific literacy | eng |
dc.title | Uso de tecnologias por crianças e o Modelo CTS no ensino de ciências no Ensino Fundamental I | por |
dc.title.alternative | Use of technologies by children and the CTS Model in science teaching in Elementary School I | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Galletti, Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1165657786360823 | por |
dc.description.resumo | Neste Trabalho de Conclusão de Curso buscamos realizar uma revisão bibliográfica sobre práticas pedagógicas no Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de encontrar discussões acerca do uso crítico e consciente dos meios tecnológicos e responder ao nosso problema de pesquisa: o que pesquisadores da área de Ensino de Ciências discutem sobre o uso de tecnologias por crianças do Ensino Fundamental I em dissertações e teses publicadas no último decênio? Nos fundamentamos teoricamente no Modelo CTS que apresenta o ensino de ciências de maneira crítica, propõe participação ativa dos alunos na prática pedagógica, localiza o momento histórico em que vivemos e o nosso papel no desenvolvimento científico e tecnológico, na tentativa de desmistificar a Ciência. Desenvolver a Alfabetização Científica é uma evidente preocupação nos anos iniciais alinhada ao uso de diferentes mídias e tecnologias para desenvolver uma educação de qualidade. A Alfabetização Científica e o Modelo CTS são alternativas que aproximam o ensino de ciências do cotidiano das crianças, partindo dos conhecimentos prévios para o conhecimento científico. O levantamento foi realizado na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período de 2012 a 2022. Selecionamos dissertações e teses que realizaram práticas pedagógicas no ensino de ciências nos anos iniciais envolvendo tecnologia. Localizamos oito trabalhos que foram lidos e analisados com base em nossa ficha de leitura e análise. Os trabalhos selecionados utilizaram algum tipo de tecnologia em suas práticas pedagógicas, ou buscaram discutir sobre o uso e o impacto das tecnologias na vida em sociedade e no meio ambiente. Observamos que esses trabalhos apresentaram planejamentos e sequências didáticas que servem de subsídio e inspirações para o desenvolvimento da prática pedagógica no trabalho docente. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3887396891103978 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL | por |