Mostrar el registro sencillo del ítem
Gênero e sexualidade: análise crítica e humanizadora do Currículo Paulista da etapa Ensino Médio
dc.contributor.author | Fogaca, Bruno Lincoln Tome | |
dc.date.accessioned | 2022-05-13T11:19:07Z | |
dc.date.available | 2022-05-13T11:19:07Z | |
dc.date.issued | 2022-04-26 | |
dc.identifier.citation | FOGACA, Bruno Lincoln Tome. Gênero e sexualidade: análise crítica e humanizadora do Currículo Paulista da etapa Ensino Médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16129. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16129 | |
dc.description.abstract | The current work makes a critical approach to the question of the role of pedagogical practices carried out in relation to the Currículo Paulista in the High School stage regarding gender and sexuality issues. During this process, this search’s intention is denounce the historical-social practices of gender and sexual violence that are promoted by educational institutions and in society by erasure or reductioning sex education in the teaching of Biology and in the other areas of knowledge foreseen by the school curriculum. Therefore, this work seeks to analyze and highlight the trends of conventional perspectives - in this case, conservative - in which the current curriculum is supported, by proposing critical pedagogical practices with the interest of overcoming fatalisms inside the teaching and learning process in school spaces. Thus, this academic work has the intention to bring some light about the liberating pedagogy through the deconstruction of generating themes in order to transcend the concrete realities of the students within an autonomous and humanizing education. For this, in this work, a qualitative analysis was carried out with documentary research of the Paulista Curriculum stage High School based on Paulo Freire's problematizing perspective methodology, and with the Delizoicov's three pedagogical moments about educational emancipation, in addition to the contribution of studies on gender and sexuality developeds by Guacira Lopes Louro and Nilson Fernandes Dinis. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gênero e Sexualidade | por |
dc.subject | Pedagogia Libertadora | por |
dc.subject | Gender and Sexuality | eng |
dc.subject | Currículo Escolar | por |
dc.subject | School curriculum | eng |
dc.subject | Liberating Pedagogy | eng |
dc.title | Gênero e sexualidade: análise crítica e humanizadora do Currículo Paulista da etapa Ensino Médio | por |
dc.title.alternative | Gender and sexuality: critical and humanizing analysis of the Paulista Curriculum in the High School stage | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Antonio Fernando Gouvêa da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9621931288117213 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho faz uma abordagem crítica sobre a questão do papel das práticas pedagógicas realizadas diante do Currículo Paulista na etapa Ensino Médio, no tocante às questões de gênero e sexualidade. Nesse percurso, sobrevém a intenção de denunciar as práticas histórico-sociais das violências de gêneros e sexuais que são promovidas pelas instituições de ensino e na sociedade, em forma de apagamento ou redução da educação sexual no ensino de Biologia e nas demais áreas de conhecimento previstas pelo currículo escolar. Diante disso, esse trabalho busca analisar e evidenciar as tendências de perspectivas convencionais – neste caso, conservadoras – em que o currículo atual se suporta ao propor práticas pedagógicas críticas com o interesse de superar os fatalismos dentro do processo de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. Assim, o trabalho vigente possui tendências de oportunizar uma pedagogia libertadora por meio da desconstrução de temas geradores, de modo a transcender as realidades concretas dos educandos por dentro de uma educação autônoma e humanizadora. Para isso, neste trabalho realizou-se uma análise qualitativa com pesquisa documental do Currículo Paulista, etapa Ensino Médio, fundamentado pela metodologia de perspectiva problematizadora de Paulo Freire e com a proposta de emancipação educacional dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, além da contribuição dos estudos sobre gênero e sexualidade de Guacira Lopes Louro e Nilson Fernandes Dinis. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0963913529373381 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-So | por |