dc.contributor.author | Fogaca, Bruno Lincoln Tome | |
dc.date.accessioned | 2022-05-13T11:19:07Z | |
dc.date.available | 2022-05-13T11:19:07Z | |
dc.date.issued | 2022-04-26 | |
dc.identifier.citation | FOGACA, Bruno Lincoln Tome. Gênero e sexualidade: análise crítica e humanizadora do Currículo Paulista da etapa Ensino Médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16129. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16129 | |
dc.description.abstract | The current work makes a critical approach to the question of the role of
pedagogical practices carried out in relation to the Currículo Paulista in the High School
stage regarding gender and sexuality issues. During this process, this search’s intention is
denounce the historical-social practices of gender and sexual violence that are promoted by
educational institutions and in society by erasure or reductioning sex education in the
teaching of Biology and in the other areas of knowledge foreseen by the school curriculum.
Therefore, this work seeks to analyze and highlight the trends of conventional perspectives
- in this case, conservative - in which the current curriculum is supported, by proposing
critical pedagogical practices with the interest of overcoming fatalisms inside the teaching
and learning process in school spaces. Thus, this academic work has the intention to bring
some light about the liberating pedagogy through the deconstruction of generating themes
in order to transcend the concrete realities of the students within an autonomous and
humanizing education. For this, in this work, a qualitative analysis was carried out with
documentary research of the Paulista Curriculum stage High School based on Paulo Freire's
problematizing perspective methodology, and with the Delizoicov's three pedagogical
moments about educational emancipation, in addition to the contribution of studies on
gender and sexuality developeds by Guacira Lopes Louro and Nilson Fernandes Dinis. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gênero e Sexualidade | por |
dc.subject | Pedagogia Libertadora | por |
dc.subject | Gender and Sexuality | eng |
dc.subject | Currículo Escolar | por |
dc.subject | School curriculum | eng |
dc.subject | Liberating Pedagogy | eng |
dc.title | Gênero e sexualidade: análise crítica e humanizadora do Currículo Paulista da etapa Ensino Médio | por |
dc.title.alternative | Gender and sexuality: critical and humanizing analysis of the Paulista Curriculum in the High School stage | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Antonio Fernando Gouvêa da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9621931288117213 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho faz uma abordagem crítica sobre a questão do papel das
práticas pedagógicas realizadas diante do Currículo Paulista na etapa Ensino Médio, no
tocante às questões de gênero e sexualidade. Nesse percurso, sobrevém a intenção de
denunciar as práticas histórico-sociais das violências de gêneros e sexuais que são
promovidas pelas instituições de ensino e na sociedade, em forma de apagamento ou redução
da educação sexual no ensino de Biologia e nas demais áreas de conhecimento previstas pelo
currículo escolar. Diante disso, esse trabalho busca analisar e evidenciar as tendências de
perspectivas convencionais – neste caso, conservadoras – em que o currículo atual se suporta
ao propor práticas pedagógicas críticas com o interesse de superar os fatalismos dentro do
processo de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. Assim, o trabalho vigente possui
tendências de oportunizar uma pedagogia libertadora por meio da desconstrução de temas
geradores, de modo a transcender as realidades concretas dos educandos por dentro de uma
educação autônoma e humanizadora. Para isso, neste trabalho realizou-se uma análise
qualitativa com pesquisa documental do Currículo Paulista, etapa Ensino Médio,
fundamentado pela metodologia de perspectiva problematizadora de Paulo Freire e com a
proposta de emancipação educacional dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, além da
contribuição dos estudos sobre gênero e sexualidade de Guacira Lopes Louro e Nilson
Fernandes Dinis. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0963913529373381 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-So | por |