dc.contributor.author | Baptista, Isabela Maria Melle | |
dc.date.accessioned | 2022-05-26T19:06:23Z | |
dc.date.available | 2022-05-26T19:06:23Z | |
dc.date.issued | 2022-04-25 | |
dc.identifier.citation | BAPTISTA, Isabela Maria Melle. Estudo de ferramentas estatísticas para a análise de itens em relatórios pedagógicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16195. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16195 | |
dc.description.abstract | This degree final monograph the analysis of math items in pedagogical reports of external evaluations. In this direction, it is pointed out in the literature that math teachers have difficulties in interpreting and in making such reports. Aiming to fill this gap and in a qualitative-quantitative perspective, this work approaches, from a theoretical point of view, the main tools of educational assessment and the Classical Test Theory (TCT) present in official government reports. From a practical point of view, this work interpreted the 2017 SAEB Report with regard to the analysis of math items. In order to facilitate the calculation of statistical coefficients by teachers/managers, dynamic electronic spreadsheets that calculate certain TCT indices were implemented. Last, a case study is carried out with ENEM Mathematics items from the 2019 edition, in which, from a random sample of responses, the worksheet was applied and some items analyzed. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação educacional | por |
dc.subject | Teoria clássica de testes | por |
dc.subject | Relatórios do SAEB | por |
dc.title | Estudo de ferramentas estatísticas para a análise de itens em relatórios pedagógicos | por |
dc.title.alternative | A study of statistical tools for item analysis in pedagogical reports | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Piton-Gonçalves, Jean | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6280496667549925 | por |
dc.description.resumo | A presente monografia aborda sobre a análise de itens de Matemática em Relatórios Pedagógicos em avaliações externas. Nessa direção, é apontada na literatura que professores de matemática apresentam dificuldades na interpretação e elaboração de tais relatórios. Visando preencher esta lacuna e em uma perspectiva quali-quantitativa, este trabalho aborda, do ponto de vista teórico, as principais ferramentas da avaliação educacional e da Teoria Clássica de Testes (TCT) presentes nos relatórios oficiais governamentais. Do ponto de vista prático, esta monografia interpretou o Relatório do SAEB 2017 no que se refere a análise de itens de matemática. Visando facilitar o cálculo de coeficientes estatísticos por parte de professores/gestores, foram implementadas planilhas eletrônicas dinâmicas que calculam determinados índices da TCT. No final, é conduzido um estudo de caso com itens de Matemática do ENEM da edição 2019, em que a partir de uma amostra aleatória de resposta daquela prova de Matemática, a planilha foi aplicada e alguns itens analisados. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7250198953829372 | por |
dc.publisher.course | Matemática - ML | por |