dc.contributor.author | Silva, Ana Flávia de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T13:16:39Z | |
dc.date.available | 2022-05-31T13:16:39Z | |
dc.date.issued | 2022-04-27 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Flávia de Almeida. A mudança da representação da mulher na publicidade da cerveja Antarctica: uma análise semiótica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16207. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16207 | |
dc.description.abstract | The term paper sought to analyze and discuss, based on the discursive semiotic
theory, two video advertisements produced by the brand Antarctica, one from 2006
and another from 2020. The objective was to cause a reflection about the change in
representation of women in commercials for the brand's beer, considering the
14-year difference between the two texts chosen for the corpus and the historical and
social changes that are revealed in their speeches. In this work, we analyzed the
content plan based on the generative path of meaning, observing separately the
fundamental, narrative and discursive levels, as well as the expression plan of each
advertisement, to then compare them. The results we obtained showed that the
representation of the image of women has changed considerably from the oldest to
the most recent advertising, in order to make the woman represented in a more
diverse way, no longer seen as just an object or property. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Semiótica | por |
dc.subject | Publicidade | por |
dc.subject | Movimento feminista | por |
dc.title | A mudança da representação da mulher na publicidade da cerveja Antarctica: uma análise semiótica | por |
dc.title.alternative | The change in the representation of women in Antarctica beer advertising: a semiotic analysis | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Mariana Luz Pessoa de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4830505244404566 | por |
dc.description.resumo | O trabalho de conclusão de curso buscou analisar e discutir, com base na teoria
semiótica discursiva, duas publicidades em vídeo produzidas pela marca Antarctica,
uma do ano de 2006 e outra do ano de 2020. O objetivo foi provocar uma reflexão
acerca da mudança da representação da mulher em comerciais de cerveja da
marca, considerando os 14 anos de diferença entre os dois textos escolhidos para o
corpus e as mudanças históricas e sociais que se revelam em seus discursos. Neste
trabalho, fizemos a análise do plano do conteúdo com base no percurso gerativo de
sentido, observando separadamente os níveis fundamental, narrativo e discursivo,
bem como o plano de expressão de cada publicidade, para depois compará-los. Os
resultados que obtivemos mostraram que a representação da imagem da mulher
mudou consideravelmente desde a publicidade mais antiga até a mais recente, de
modo a fazer com que a mulher seja representada de forma mais diversificada,
deixando de ser vista apenas como um objeto ou propriedade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Linguística - Ling | por |