dc.contributor.author | Mella, Beatriz de Souza | |
dc.date.accessioned | 2022-06-10T19:20:21Z | |
dc.date.available | 2022-06-10T19:20:21Z | |
dc.date.issued | 2022-04-28 | |
dc.identifier.citation | MELLA, Beatriz de Souza. Os usos do futuro do pretérito em livros didáticos e gramáticas normativas do português brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16275. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16275 | |
dc.description.abstract | The future of the past tense in Brazilian Portuguese is defined as a verb tense that expresses a future occurrence in relation to an event that took place in a past moment (FARACO; MOURA, 2000). This prototypical definition, however, is not able to cover all the nuances of meaning that this mode-temporal morpheme can express. Besides the temporal value, the future of the past tense is used with modal values (of hypothesis, uncertainty, doubt, among others), since it is established in the field of the imaginary, and can also be a marker of evidentiality (LOURENÇO, 2016; MELLA, 2020). Thus, this theoretical-analytical work intends to verify how grammars and textbooks of Elementary II, adopted by the public school system, deal with the future tense, in order to analyze how the traditional method and its conceptions affect the teaching of Portuguese in Brazil. From this, it is intended to demonstrate the importance of the treatment of verbs considering all its facets of effective and real use, based on a theoretical support of social-functionalist character. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Futuro do pretérito | por |
dc.subject | Evidencialidade | por |
dc.subject | Ensino de gramática | por |
dc.subject | Análise linguística | por |
dc.title | Os usos do futuro do pretérito em livros didáticos e gramáticas normativas do português brasileiro | por |
dc.title.alternative | The uses of the conditional tense in textbooks and normative grammars of Brazilian Portuguese | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Hirata-Vale, Flávia Bezerra de Menezes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2797556968074056 | por |
dc.description.resumo | O futuro do pretérito, no português do Brasil, é definido como um tempo verbal que expressa uma ocorrência futura em relação a um evento que se deu em um momento passado (FARACO; MOURA, 2000). Essa definição prototípica, no entanto, não é capaz de suprir todas as nuanças de sentido que esse morfema modo-temporal pode expressar. Além do valor temporal, o futuro do pretérito é utilizado com sentidos modais (de hipótese, incerteza, dúvida, entre outros), já que se estabelece no campo do imaginário, e pode ser também marcador de evidencialidade (LOURENÇO, 2016; MELLA, 2020). Assim, este trabalho, de cunho teórico-analítico, pretende verificar como as gramáticas e livros didáticos do Ensino Fundamental II, adotados pela rede pública, tratam do futuro do pretérito, de modo a analisar de que forma o método tradicional e suas concepções afetam o ensino de Língua Portuguesa no Brasil. A partir disso, objetiva-se demonstrar a importância do tratamento dos verbos considerando todas as suas facetas de uso efetivo e real, com base em um suporte teórico de caráter sociofuncionalista. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Letras - Inglês - LLI | por |