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dc.contributor.authorMonti, Júlia Leoncio
dc.date.accessioned2022-06-13T13:57:00Z
dc.date.available2022-06-13T13:57:00Z
dc.date.issued2022-04-22
dc.identifier.citationMONTI, Júlia Leoncio. Avaliação de aços ao manganês para a indústria automobilística. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16281.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16281
dc.description.abstractOil is a source of fuel that has enabled one of the greatest cultural and economic transformations since the period of the first industrial revolution. However, it is also one of the biggest environmental problems, in addition to being frequently impacted by political issues. Its relevance increases in the interwar period during the 20th century, with the growth and increase in automobile productivity. In this context, Materials Engineering has the challenge of being what it proposes: a means to an end in other Engineering schools. The application of advanced high strength and low density steels therefore becomes a necessity. However, the area lacks in-depth studies so that it can be used on a large scale. To serve as a basis, the present work focused on the existing literature, counting on reading approximately 25 articles and book chapters. In addition, based on one of them, three Fe-25Mn-(3-8)-Al-C alloys were selected for evaluation of the formed phases and density, both as a function of temperature using the thermodynamic software Thermocalc®.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAços levespor
dc.subjectFe-Mn-Alpor
dc.subjectAços alto Mnpor
dc.subjectAços TWIPpor
dc.titleAvaliação de aços ao manganês para a indústria automobilísticapor
dc.title.alternativeEvaluation of manganese steels for the automotive Industryeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Spinelli, José Eduardo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8882038118634925por
dc.contributor.advisor-co1Gouveia, Guilherme Lisboa de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9599497476281279por
dc.description.resumoO petróleo é uma fonte de combustíveis que possibilitou uma das maiores transformações culturais e econômicas desde o período da primeira revolução industrial. Entretanto, é também um dos maiores problemas ambientais, além de ser frequentemente impactado por questões políticas. Sua relevância aumenta no período entre guerras do século XX, com o crescimento e aumento da produtividade de automóveis. Nesse contexto, a Engenharia de Materiais possui o desafio de ser o que se propõe: um meio para um fim nas demais escolas de Engenharia. A aplicação de aços avançados de elevada resistência e baixa densidade se torna, portanto, uma necessidade. Porém, a área carece de estudos aprofundados para que possa ser utilizado em larga escala. Com a finalidade de servir de embasamento para tal, o presente trabalho se debruçou na bibliografia já existente, tendo lido cerca de 25 artigos e capítulos de livros. Além disso, com base em um deles foram selecionadas três ligas de composição Fe-25Mn-(3-8)-Al-C para avaliação das fases presentes e densidade, em relação à temperatura com apoio do software termodinâmico Thermocalc®.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA FISICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseEngenharia de Materiais - EMapor


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