Show simple item record

dc.contributor.authorLahr, Felipe Kobata
dc.date.accessioned2022-06-30T17:22:44Z
dc.date.available2022-06-30T17:22:44Z
dc.date.issued2022-04-28
dc.identifier.citationLAHR, Felipe Kobata. Mobilizações causadas pela aplicação de aulas sobre a educação financeira em alunos do 3o ano do ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16336.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16336
dc.description.abstractThis work aims to study the mobilization caused by the application of Financial Education classes with students from the 3rd of High School in a public school in SorocabaSP. The slides of the classes followed a path called by the researcher “From – to +”, which represents the monetary evolution of a person. That is, a person who is in the “-” would be a person in debt, while a person who is in the “+” would be looking for investments. The data was carried out using two questionnaires, the first being applied in the first class and the second in the last class. The data were worked using descriptive statistics, and the conclusion obtained was that there were mobilizations when applying classes on Financial Education to students of the 3rd of high school in a public school in Sorocaba.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Financeirapor
dc.subjectAulaspor
dc.subject3o ano do Ensino Médiopor
dc.subjectFinancial educationpor
dc.subjectClassespor
dc.subject3rd year of high schoolpor
dc.titleMobilizações causadas pela aplicação de aulas sobre a educação financeira em alunos do 3o ano do ensino médiopor
dc.title.alternativeMobilization caused by the application of classes on financial education in 3rd year students of high schoolpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Venezuela, Antonio Luís
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8722224671269332por
dc.description.resumoEste trabalho possui como objetivo estudar a mobilização causada pela aplicação de aulas sobre Educação Financeira realizada com alunos do 3o do Ensino Médio em uma escola pública de Sorocaba-SP. Os slides das aulas seguiram um caminho denominado pelo pesquisador de “Do – ao +”, que representa a evolução monetária de uma pessoa. Ou seja, uma pessoa que esteja no “-” seria uma pessoa endividada, já uma pessoa que esteja no “+”, estaria buscando investimentos. A coleta de dados foi feita a partir de dois questionários, sendo o primeiro aplicado na primeira aula e o segundo na última aula. Os dados foram trabalhados utilizando a estatística descritiva, e a conclusão obtida foi que houve mobilizações ao aplicar aulas sobre Educação Financeira em alunos do 3o do Ensino Médio numa escola Pública de Sorocaba.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7030662273479022por
dc.publisher.courseMatemática - ML-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil