Mostrar el registro sencillo del ítem
Formação da autonomia e pensamento crítico na escola: reflexões e sugestão metodológica
dc.contributor.author | Verdini, Vanessa Chacon | |
dc.date.accessioned | 2022-07-28T19:01:07Z | |
dc.date.available | 2022-07-28T19:01:07Z | |
dc.date.issued | 2015-07-15 | |
dc.identifier.citation | VERDINI, Vanessa Chacon. Formação da autonomia e pensamento crítico na escola: reflexões e sugestão metodológica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16430. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16430 | |
dc.description.abstract | The purpose of this undergraduate final paper of Philosophy is, at first, to analyze the objectives of Philosophy Teaching in High School as proposed in current official documents, to reflect on whether memorization is an effective method to achieve them. Based on the text "Answer to the question: what is Enlightenment?" (1784) by Immanuel Kant, we will reevaluate the author's concepts in the light of contemporary school education, in addition to dealing with the opposition between private use and public use of reason and the difficulties that arise at this point. Secondly, we will briefly examine some methods pointed out by the Brazilian National Curriculum Guidelines for Philosophy and elaborate a methodological suggestion to address the contents of Philosophy in High School, through an attempt to approach the classroom with the theater, which is based on the text “Paradox of Acting” (1773-78; published in 1830), by Denis Diderot. With these analyses of classical authors, carried out with a certain hermeneutic freedom, we believe we can rethink the principles that guide a philosophy class, whether elaborated in a historical or thematic way, and suggest a teaching methodology that addresses philosophical content so significantly for the classroom. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | metodologia de ensino | por |
dc.subject | Filosofia - Ensino médio | por |
dc.subject | memorização | por |
dc.subject | educação pública | por |
dc.subject | prática pedagógica | por |
dc.title | Formação da autonomia e pensamento crítico na escola: reflexões e sugestão metodológica | por |
dc.title.alternative | Formation of autonomy and critical thinking in school: reflections and methodological suggestion | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Baioni, José Eduardo Marques | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9613180348313909 | por |
dc.description.resumo | O propósito deste trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Filosofia é, num primeiro momento, analisar os objetivos do Ensino de Filosofia no Ensino Médio tal como propostos em documentos oficiais vigentes, para refletirmos se a memorização é um método eficaz para atingi-los. Baseando-nos no texto Resposta à pergunta: que é “Esclarecimento”? (1784) de Immanuel Kant, vamos reavaliar conceitos do autor à luz do ensino escolar contemporâneo, além de tratar da contraposição entre o uso privado e uso público da razão e as dificuldades que surgem neste ponto. Num segundo momento, vamos examinar brevemente alguns métodos apontados pelas Orientações Curriculares Nacionais para a Filosofia e elaborar uma sugestão metodológica para abordar os conteúdos de Filosofia no Ensino Médio, por meio de uma tentativa de aproximação da sala de aula com o teatro, que tem por base o texto Paradoxo sobre o Comediante (1773-78; publicado em 1830), de Denis Diderot. Com estas análises de autores clássicos, levadas a cabo com certa liberdade hermenêutica, acreditamos poder repensar os princípios que orientam uma aula de filosofia, seja ela elaborada de modo histórico ou temático, e sugerir uma metodologia de ensino que aborde os conteúdos filosóficos de modo significativo para a sala de aula. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::ETICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8931233210145514 | por |
dc.publisher.course | Filosofia - FilL | por |