dc.contributor.author | Peterline, Allan Felipe | |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T19:14:01Z | |
dc.date.available | 2022-08-10T19:14:01Z | |
dc.date.issued | 2022-04-20 | |
dc.identifier.citation | PETERLINE, Allan Felipe. Asfalto ecológico: uma análise sobre a viabilidade da sua utilização como substituto do asfalto convencional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16483. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16483 | |
dc.description.abstract | The production of petroleum asphalt cement (PAC) has a great importance for the
development of the Brazilian economy, since road transport has been privileged since
the 50's. Another fundamental product for transport services is the tire. PAC and tire
are associated with supply chains that generate significant environmental impacts.
PAC is made up of bitumen, a compound generated from the petroleum distillation
process; its production requires a large amount of energy, which is obtained from fossil
fuel burning – generating polluting gases emission. Regarding tires, the stages that
have the greatest environmental impacts involve the disposal at its end-of-life. In view
of this scenery, emerges the ecological asphalt, a modified PAC containing 20% by
mass of ground waste tires, which improves the pavement’s quality, reduces the
amount of bitumen needed to manufacture the same volume of PAC and guarantees
a more environmentally friendly destination to tire wastes. This work presents a life
cycle assessment (LCA) of tire production with different destinations, CAP production
and ecological asphalt production; all product systems were compared using the
environmental model Environmental Footprint (Mid-point indicator) and indicators
(climate change, freshwater ecotoxicity, carcinogenic and non-carcinogenic human
toxicity, fossil fuel consumption and water consumption) were calculated to verify the
best scenarios from an environmental point of view. It was found that ecological
asphalt generated the lowest environmental impacts, except for the water footprint.
This was mainly observed by the decreased use of bitumen, which is the main cause
of the environmental impacts studied. The higher water consumption in the ecological
asphalt life cycle was due to the mechanical recycling for obtaining ground rubber tires,
a step that uses a large amount of energy from hydroelectric plants | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Asfalto | por |
dc.subject | Asfalto-borracha | por |
dc.subject | Asfalto ecológico | por |
dc.subject | Pneu | por |
dc.subject | Reciclagem | por |
dc.subject | Impactos ambientais | por |
dc.subject | Asphalt | eng |
dc.subject | Rubber-modified asphalt | eng |
dc.subject | Ecological asphalt | eng |
dc.subject | Tire | eng |
dc.subject | Recycling | eng |
dc.subject | Environmental impacts | eng |
dc.title | Asfalto ecológico: uma análise sobre a viabilidade da sua utilização como substituto do asfalto convencional | por |
dc.title.alternative | Ecological asphalt: an feasibility analysis of its use as a substitute for conventional asphalt | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Moreira, Francys Kley Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7156680316782417 | por |
dc.description.resumo | A produção de cimento asfáltico de petróleo (CAP) é de grande importância para o
desenvolvimento da economia brasileira, visto que o transporte rodoviário foi
privilegiado desde a década de 50. Outro produto fundamental para os serviços de
transporte é o pneu. O CAP e o pneu estão atrelados a cadeias produtivas que geram
grandes impactos ao meio ambiente. O CAP é fabricado a partir do betume, um
composto gerado da destilação do petróleo; sua produção exige um consumo
energético muito grande, o que é obtido a partir da queima de combustíveis fósseis –
gerando a emissão de gases poluentes. Com relação ao pneu, as etapas de maiores
impactos ambientais envolvem sua destinação ao fim de sua vida útil. Tendo em vista
esse cenário, surge o asfalto ecológico, um CAP modificado com 20% em massa de
pneu inservível moído, o que promove melhoras na qualidade do pavimento, reduz a
quantidade de betume necessária para fabricação do mesmo volume de CAP e
garante um destino mais ambientalmente saudável ao pneu inservível. O presente
trabalho apresenta um estudo de avaliação do ciclo de vida (ACV) para a produção
de pneu com diferentes destinos, produção de CAP e produção de asfalto ecológico;
todos os sistemas de produto foram comparados utilizando o modelo ambiental
Environmental Footprint (Mid-point indicator) e obteve-se indicadores (mudanças
climáticas, ecotoxicidade da água doce, toxicidade humana cancerígena e não cancerígena, consumo de combustíveis fósseis e consumo de água) para verificar
quais os melhores cenários do ponto de vista ambiental. Constatou-se que o asfalto
ecológico gerou os menores impactos ambientais, exceto na pegada hídrica. Isso foi
observado majoritariamente pela diminuição da utilização de betume, sendo ele o
principal causador dos impactos ambientais estudados. Já o consumo de água mais
elevado foi causado pela presença da reciclagem mecânica na obtenção da borracha
moída, etapa que se utiliza de uma grande quantidade de energia de hidroelétricas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Engenharia de Materiais - EMa | por |