dc.contributor.author | Lima, Paulo Gomes | |
dc.coverage.spatial | Santa Maria/ RS | por |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T18:31:22Z | |
dc.date.available | 2022-09-13T18:31:22Z | |
dc.date.issued | 2008-09-15 | |
dc.identifier | https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84 | por |
dc.identifier.citation | LIMA, Paulo Gomes. Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender. Educação, Santa Maria/ RS, v. 33, n. 3, p. 457–468, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612. | * |
dc.identifier.issn | 1984-6444 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na disposição em ressituar suas ações como determinantes da qualidade do ensino, mediatizada por sistematizações intencionais do ponto de vista teórico e metodológico, incluindo conhecimentos significativos. Por conhecimentos significativos entende- se aqueles conhecimentos que dão embasamento ao aluno, ao professor e a seus pares para contextualizar sua realidade sem, no entanto, se esquecer das contribuições historicamente produzidas nos diversos campos do conhecimento e ‘mais ainda’ ampliando a sua visão como sujeito histórico que faz a história e por ela também é responsável. Do ponto de vista do docente, esta leitura se presta a problematizar o seu itinerário profissional como espaço permanente de formação, o que requer uma dimensão transversal e dialógica. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.format.extent | 457–468 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.relation.ispartof | Educação | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Docência universitária | por |
dc.subject | Transversalidade | por |
dc.subject | Dialogicidade | por |
dc.title | Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender | por |
dc.title.alternative | Transversality and higher education: by a dialetical recurrenceof teach-learning | eng |
dc.type | Artigo | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5109357037661496 | por |
dc.identifier.url | https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84 | por |
dc.publisher.department | Departamento de Ciências Humanas e Educação - DCHE-So | por |
dc.citation.volume | 33 | por |
dc.citation.issue | 3 | por |