Mostrar el registro sencillo del ítem
Proposta de sequência didática para o ensino de fisiologia humana integrando os sistemas locomotor e nervoso
dc.contributor.author | Silva, Ana Flávia Faverão Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2022-09-20T14:45:12Z | eng |
dc.date.available | 2022-09-20T14:45:12Z | eng |
dc.date.issued | 2022-08-24 | eng |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Flávia Faverão Ferreira da. Proposta de sequência didática para o ensino de fisiologia humana integrando os sistemas locomotor e nervoso. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16637. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16637 | por |
dc.description.abstract | The teaching of science and biology still faces several challenges to be overcome, especially in relation to the exacerbated number of existing concepts and the fragmentation of content dealt with in these disciplines. The area of Physiology, based on the high number of concepts and the present fragmentation of content, deserves special attention in order to overcome these challenges. Along with this, inside the schools, we still find many classes based on the traditional teaching model, even though we know that, based on our current society, it must also be overcome. Thus, this paper aims to propose a didactic sequence for the teaching of Human Physiology, based on the Dialogical Learning and the Three Pedagogical Moments (3MP). This theoretical and methodological foundation has pointed evidence to overcome these challenges, in order to move towards a more democratic and egalitarian education. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem dialógica | por |
dc.subject | Três momentos pedagógicos | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | Biology teaching | eng |
dc.subject | Dialogical learning | eng |
dc.title | Proposta de sequência didática para o ensino de fisiologia humana integrando os sistemas locomotor e nervoso | por |
dc.title.alternative | Didactic sequence proposal for human physiology teaching integrating the locomotor and nervous systems | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Calzolari Neto, Anselmo João | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4906309581958797 | por |
dc.description.resumo | O ensino de Ciências e Biologia, ainda encontra diversos desafios a serem superados, principalmente em relação à quantidade exacerbada de conceitos existentes e à fragmentação de conteúdos tratados nessas disciplinas. A área da Fisiologia, com base no alto número de conceitos e a presente fragmentação de conteúdos, merece destaque para a superação desses desafios. Junto a isso, dentro das escolas, ainda encontramos muitas aulas pautadas no modelo tradicional de ensino, mesmo sabendo que, com base em nossa sociedade atual, deve ser também superado. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo propor uma sequência didática para o ensino de Fisiologia Humana, pautada na Aprendizagem Dialógica e nos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Esta fundamentação teórico-metodológica têm apontado evidências para a superação desses desafios, a fim de caminharmos para uma educação mais democrática e igualitária. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-Ar | por |