Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Ana Flávia Faverão Ferreira da
dc.date.accessioned2022-09-20T14:45:12Zeng
dc.date.available2022-09-20T14:45:12Zeng
dc.date.issued2022-08-24eng
dc.identifier.citationSILVA, Ana Flávia Faverão Ferreira da. Proposta de sequência didática para o ensino de fisiologia humana integrando os sistemas locomotor e nervoso. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16637.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16637por
dc.description.abstractThe teaching of science and biology still faces several challenges to be overcome, especially in relation to the exacerbated number of existing concepts and the fragmentation of content dealt with in these disciplines. The area of Physiology, based on the high number of concepts and the present fragmentation of content, deserves special attention in order to overcome these challenges. Along with this, inside the schools, we still find many classes based on the traditional teaching model, even though we know that, based on our current society, it must also be overcome. Thus, this paper aims to propose a didactic sequence for the teaching of Human Physiology, based on the Dialogical Learning and the Three Pedagogical Moments (3MP). This theoretical and methodological foundation has pointed evidence to overcome these challenges, in order to move towards a more democratic and egalitarian education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem dialógicapor
dc.subjectTrês momentos pedagógicospor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectBiology teachingeng
dc.subjectDialogical learningeng
dc.titleProposta de sequência didática para o ensino de fisiologia humana integrando os sistemas locomotor e nervosopor
dc.title.alternativeDidactic sequence proposal for human physiology teaching integrating the locomotor and nervous systemseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Calzolari Neto, Anselmo João
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4906309581958797por
dc.description.resumoO ensino de Ciências e Biologia, ainda encontra diversos desafios a serem superados, principalmente em relação à quantidade exacerbada de conceitos existentes e à fragmentação de conteúdos tratados nessas disciplinas. A área da Fisiologia, com base no alto número de conceitos e a presente fragmentação de conteúdos, merece destaque para a superação desses desafios. Junto a isso, dentro das escolas, ainda encontramos muitas aulas pautadas no modelo tradicional de ensino, mesmo sabendo que, com base em nossa sociedade atual, deve ser também superado. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo propor uma sequência didática para o ensino de Fisiologia Humana, pautada na Aprendizagem Dialógica e nos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Esta fundamentação teórico-metodológica têm apontado evidências para a superação desses desafios, a fim de caminharmos para uma educação mais democrática e igualitária.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Arpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil