Show simple item record

dc.contributor.authorPúblio, Patrícia Lopes Ramos
dc.contributor.authorLima, Paulo Gomes
dc.contributor.authorCaiado, Katia Regina Moreno
dc.coverage.spatialCampinas/ SPpor
dc.date.accessioned2022-09-22T22:19:17Z
dc.date.available2022-09-22T22:19:17Z
dc.date.issued2018-09-15
dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/CC0101-32622018198957por
dc.identifier.citationPÚBLIO, Patrícia Lopes Ramos; LIMA, Paulo Gomes; CAIADO, Katia Regina Moreno. Educação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educação. Cadernos Cedes, Campinas/ SP, v. 38, n. 106, p. 335-354, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16654.*
dc.identifier.issn0101-3262por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16654
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo investigar a atual estrutura organizativa e os serviços de educação especial nas escolas públicas e nas instituições especializadas credenciadas como escolas que funcionam no município de Sorocaba, São Paulo; bem como apresentar a análise do contexto das políticas de educação especial na rede municipal, no período de 1988 a 2016, buscando compreender as produções e negociações que, permeadas pelos seus significados, atuam na garantia do direito à educação. A pesquisa é embasada pela abordagem do ciclo de política, formulada por Stephen Ball, que destaca a natureza complexa e controversa da política educacional. Os resultados revelam que as escolas especiais privadas, com recursos públicos, detêm o maior número de matrículas dos estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. Na rede municipal, a política de educação especial buscou ajustar-se às configurações das políticas nacionais e internacionais, mostrando o quanto o contexto de influência (BALL, 2001; BALL; MAINARDES, 2011) foi determinante. Em cada período, as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação foram se modificando, fundadas nos diferentes projetos governamentais. No entanto, por não se consolidarem como uma política pública municipal, evidenciam processos de rupturas no direito à educação dos estudantes público-alvo da educação especial.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.format.extent335-354por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofCadernos Cedespor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectDireito à educaçãopor
dc.titleEducação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educaçãopor
dc.title.alternativeSpecial education in the municipality of Sorocaba, SP, Brazil: the contexts of policies and the right to educationpor
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3931921890850433por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5109357037661496por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0803778280883949por
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/j/ccedes/a/NhWqd3ySt9t9cbKBwb78MMs/?format=pdf&lang=ptpor
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Humanas e Educação - DCHE-Sopor
dc.citation.volume38por
dc.citation.issue106por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil